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Hambúrguer artesanal ganha destaque no mercado gastronômico

ALIMENTAÇÃO

Portal Bueno
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  17/07/2019  
Hambúrguer artesanal ganha destaque no mercado gastronômico
O tradicional hambúrguer preparado durante workshop da Unoeste (Foto: Mariana Tavares)

Pão, carne e queijo são os principais pilares que formam o tradicional hambúrguer, prato famoso no mundo todo e que se tornou popular graças aos fast-foods. Porém, na era em que as pessoas buscam qualidade de vida por meio de alimentação mais saudável, também entrou em ação a cultura do “faça você mesmo”, e o hambúrguer artesanal vem ganhando cada vez mais espaço no mercado gastronômico. Nesse modelo, o consumidor tem um alimento fresco, preparado geralmente no dia, longe dos temidos conservantes... Uma opção atrativa para quem quer investir no ramo alimentício.

Mas para lucrar é preciso estar atento a vários detalhes, afinal, o consumidor está mais exigente. Por isso, o Workshop de Hambúrguer Artesanal da Unoeste, conduzido pelo chef Guilherme Sanches Marques, ofereceu aos participantes conhecimentos de negócio e também de preparo do hambúrguer. A atividade foi tão bem recebida pelo público que as inscrições começaram e se esgotaram no mesmo dia, sendo necessária a divisão de três turmas, a última realizada na noite da última segunda-feira (15). 

O workshop foi ministrado no Laboratório de Aula Show, um dos espaços que integram a estrutura do curso superior de Gastronomia e do técnico em Cozinha da universidade. O chef Guilherme é dono do Monstro, um food truck de hambúrguer artesanal de Presidente Prudente. Ele se formou em Gastronomia pela Unoeste no ano passado e afirma que os conhecimentos acadêmicos foram essenciais para o seu negócio. 
(Foto: Mariana Tavares)

O chef Guilherme Sanches Marques falou de custos, mercado, diferentes públicos, higienização, tipos de pães, queijos e carnes (Foto: Mariana Tavares)

Durante a atividade, o chef falou de custos, mercado, diferentes públicos, higienização, tipos de pães, queijos e carnes, dentre outros assuntos. “Tivemos uma mudança de comportamento e as pessoas estão mais criteriosas em suas escolhas. Então elas querem fazer valer a pena a quantia que têm para gastar naquele jantar”, diz. Outro fator importante mencionado por Marques é criar um produto com identidade. “Nesse aspecto temos como grandes exemplos os hambúrgueres do McDonald's e do Burger King, pois se colocarmos um do lado do outro, sem rótulos, conseguimos facilmente diferenciá-los. Criar a identidade é muito difícil, mas precisamos buscar isso”, pontua.

O chef encerrou o workshop com a prática. Ele ensinou uma receita de molho aioli, mostrou três formas diferentes de preparo do bacon e apresentou o hambúrguer de fraldinha. Por fim, os participantes degustaram a receita e aprovaram o resultado.

Superior ou técnico
Estão abertas as inscrições para o curso técnico em Cozinha da Unoeste, com duração de um ano e foco na prática. Os interessados em fazer o superior em Gastronomia podem se inscrever no Vestibular Agendado. Este curso tem a duração de dois anos.

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