Região

Região soma 17,9 mil inscritos para o Enem

QUATRO MESES

Portal Bueno
Portal Bueno
  19/07/2019  
Região soma 17,9 mil inscritos para o Enem
Provas ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro (Imagem Ilustrativa / Internet)

A aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorre a pouco menos de quatro menos, mais especificamente nos dias 3 e 10 de novembro. E ontem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou a quantidade de pessoas inscritas em cada local de realização. Na região de Presidente Prudente, o número totalizou 17.927 inscritos, divididos nas 11 cidades que recebem o exame (veja tabela). A quantidade é equivalente a 2,3% do total do Estado de São Paulo.

O Inep explica que das 53 cidades existentes na região de Prudente, apenas 11 terão local de realização da prova. Entretanto, isso não quer dizer que não existam inscritos das cidades menores. “Essa são as cidades específicas que existiam no edital do Enem, indicando onde as provas seriam realizadas. No momento da inscrição, cada munícipe tinha a autonomia de escolher o local de preferência”, pontua.

O local mais próximo, não necessariamente era o único critério válido. Por exemplo, a estudante Mariana Martins Oliveira, de 17 anos, é moradora de Mirante do Paranapanema, mas optou por realizar a prova em Prudente mesmo. Segundo ela, a data colidiu com a necessidade de estar na cidade em dos dias de prova. Sobre a avaliação, ela diz que tem se preparado e, a cada etapa anunciada pelo Inep, se sente mais ansiosa.

Como se sabe, o nervosismo sempre existe, mas a consciência de mantê-lo no melhor nível possível sempre é uma das dicas repassadas, e que foi absorvida pelo estudante Pedro Ramos, de 22 anos. Mesmo já tendo concluído o ensino médio, ele destaca que está nervoso, mas utilizou esses anos para se preparar melhor. “Minha ideia é conseguir uma boa colocação e entrar para uma universidade federal. Tenho me preparado cada vez mais”, complementa. Ele fará a prova em Prudente também.

Mãos à obra
E como são quase quatro meses para que as provas sejam aplicadas, engana-se quem acha que esse período é longo. O professor Heitor Ribeiro orienta que, agora, a dica é organizar o tempo, tenha a pessoa já começado a estudar ou não. “Aos que ainda não começaram isso é mais importante ainda”, frisa.

Seguindo isso, as principais orientações são: montar o cronograma de estudo pensando em todos os assuntos que se cobra nas provas; separar um tempo diário - que é relativo, mas o indicado é entre três e seis horas; ler provas anteriores e fazer questões e simulados, conforme destaca o professor. “O mais importante é saber que cada participante tem sua autonomia para pensar qual método mais lhe agrada, como textos ou videoaulas, e que o tempo empenhado vai se encaixar com o curso e a universidade que se pretende, pois a nota de corte vai variar em cada situação”, lembra.

A redação, mais temida e com pontuação mais utilizada, a dica do professor é estudar principalmente temas e não assuntos. Isto é, pensar no todo e não tentar adivinhar qual tema vai cair, se empenhando apenas para tal. “Praticar e estar aberto às correções também é essencial”, finaliza.

Saiba mais
A título de curiosidade, em todo o Estado de São Paulo foram 816.014 pessoas inscritas, sendo 59% do público feminino e 41% do masculino, como consta no relatório do Inep. O maior público está no grupo dos 17 anos: 220.307, que representa 17% dos inscritos. Tal idade, geralmente, é a correspondente ao último ano do ensino médio.

Próximos passos:

Outubro
Em data a confirmar, divulgação do cartão de confirmação, com os locais de prova

Novembro
Dia 3 - Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dia 10 - Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Dia 13 - Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões

Janeiro (2020)

Em data a confirmar, resultados individuais

NÚMERO DE INSCRITOS PARA O ENEM NA REGIÃO

Município

Nº de Inscrições

% no Estado

Adamantina

680

0,1

Dracena

1.592

0,2

Martinópolis

577

0,1

Mirante do Paranapanema

448

0,1

Osvaldo Cruz

735

0,1

Presidente Epitácio

944

0,1

Presidente Prudente

9.512

1,2

Presidente Venceslau

1.084

0,1

Rancharia

1.043

0,1

Rosana

608

0,1

Teodoro Sampaio

704

0,1

Total da região

17.927

2,3

Fonte: Inep

As informações são do jornal O Imparcial.

. . .
Compartilhar: