Conheça os alimentos ajudam a proteger as vias respiratórias

Para quem quer se preparar para o inverno e não ser pego de calças curtas, vale apostar em alimentos que fortificam as vias respiratórias, prevenindo males sazonais. Substâncias contidas em alguns ingredientes possuem ação desobstrutiva das vias aéreas, tais como o mel e seus derivados.

O tempo seco traz consigo rinites, sinusites, gripes e outros tipos de problemas alérgicos. Quem sofre com esse tipo de complicação deve investir numa alimentação rica em frutas, verduras e fibras que, a longo prazo, ajuda a proteger a mucosa dos brônquios, fortalecendo o sistema respiratório.

Especialistas explicam que o sistema digestivo também precisa estar funcionando corretamente para evitar que os incômodos respiratórios apareçam. Isso porque todas as mucosas do corpo são vias para eliminação de toxinas, portanto se seu intestino está sobrecarregado com alimentação desregrada, seu pulmão vai sofrer as consequências.

 A nutricionista Karin Honorato lista alguns alimentos e como usá-los a nosso favor, tirando o máximo proveito de seus nutrientes.

“O limão é muito rico em vitamina C e em substâncias ativas, antibacterianas, anti-inflamatória e também com a ação expectorante”, afirma. Segundo Karin, o limão pode ser usado em saladas, na água e preparos de sucos. O gengibre e a canela são alimentos que podem ajudar a eliminar o muco.

 “O mel tem muitos nutrientes. Vitaminas, mineiras, bioflavonóides. Tem uma ação antioxidante, anti-inflamatória”. A nutricionista sugere um chá ou um suco de frutas com mel e alerta o consumo com moderação, já que o alimento possui glicose e calorias.

Já o pólen de abelha pode ser consumidor em sucos, além de sopas e água. “Ele tem muitos nutrientes. Principalmente proteínas, vitaminas do Complexo B. Por isso, ele é interessante para controlar fadiga, cansaço mental e até nervosismo”, diz. O pólen de abelha também é rico em rutina, que ajuda a proteger os vasos sanguíneos.

A geleia real, um alimento cremoso com sabor ácido, tem enzimas, minerais e vitaminas. “A geleia real ajuda a aumentar a produção de anticorpos e, consequentemente, a defesa contra doenças”.

A própolis, de acordo com Karin, é um antibiótico natural. “Aquele que consegue atacar as bactérias ruins e proteger as bactérias boas”, conta. A própolis tem ainda uma ação cicatrizante e anti-inflamatória, conforme a nutricionista. Guaco, hortelã e o alecrim também podem ajudar na defesa do sistema respiratório.

A nutricionista recomenda bastante cebola e alho. “Esses alimentos possuem substâncias como alicina, que é antibacteriana e anti-inflamatória e a quercetina, que é uma excelente substância antialérgica”, explica.

Uma dica da nutricionista é consumir os sucos verdes, que podem ser feitos com frutas ricas em vitamina C e verduras. “Principalmente o agrião, que é excelente para o pulmão”. 

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