Conferência da Unipontal reúne políticos em Venceslau

Mais de 50 representantes de cidades da região estiveram em Presidente Venceslau na manhã desta segunda-feira (30) para participarem da primeira Conferência de Assuntos Federativos do Pontal. Na oportunidade, as autoridades municipais estiveram em contato com o Senador Major Olimpio, deputados e representantes do Governo Federal.

O evento, realizado no salão da Associação Recreativa e Esportiva dos Funcionários da Penitenciária (Aref), contou com café da manhã, abertura, entrega de distinção honorífica da Unipontal para autoridades, discursos e atendimentos. Na parte da tarde, foi promovido o almoço e atendimento para apresentação do diagnóstico da situação dos municípios junto ao Governo Federal.

Além da presença de prefeitos e vereadores, a Conferência contou com as presenças do Senador Major Olimpio, Deputado Federal Roberto de Lucena, Deputado Estadual Ed Thomas, Ronaldo Nogueira (Presidente da Fundação Nacional de Saúde - Funasa) e de Herman Dillan Henrique Costa, representante da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Uma das cidades com representantes foi Caiuá. A prefeita Rute Almeida Lima, vereadores e integrantes do Poder Executivo apresentaram pedidos para o município.

Segundo Lima, o pedido para a Funasa prevê a destinação de R$ 1 milhão para investimento na habitação e infraestrutura. “R$ 500 mil serão usados para melhorias em habitação e o restante na troca da tubulação de amianto por PVC”, explicou Rute. Segundo a prefeita, Ronaldo assumiu o compromisso de correr atrás deste valor e resgatá-lo para a cidade.

Também foi feito contato com os deputados presentes, de modo a pleitear recursos para investimento em infraestrutura. As verbas para este setor foram pleiteadas para recape em algumas ruas da cidade que por ventura precisem de recuperação, devido ao desgaste. “Dia 7 estarei indo para Brasília. (O deputado) falou para passarmos nos gabinetes para já acabarmos de fechar tudo o que foi iniciado aqui”, informou a prefeita, que aproveitou para valorizar a reunião. “Nós, prefeitos, precisávamos muito desse encontro com forças políticas, tanto estaduais como federais”, comentou.

Através do prefeito Valdir Aparecido Lopes – Dudu, vice Augusto de Brito e vereadores, o município de Piquerobi também esteve presente e aproveitou a reunião para realizar pedidos. Entre os pedidos, estão a liberação de caminhão coletor pela Funasa e pedido de novo aterro sanitário. “O caminhão só não foi empenhado, mas enviamos todos os documentos para ele (Ronaldo) poder apreciar”, afirmou. “Nós estamos com um pequeno problema no Ministério Público (MP) por conta do aterro sanitário. Queremos comprar um novo terreno para que possa fazer um novo aterro sanitário, mas encontramos dificuldade na área financeira”, continuou Dudu.

A solução para pedidos antigos também foi pleiteada pelo prefeito.

O anfitrião do evento, Jorge Duran Gonçalez, revelou informações pertinentes ao município de Presidente Venceslau. Segundo ele, o Executivo postulou recursos de emendas para as áreas de infraestrutura e saúde, tanto para os deputados Roberto de Lucena e Coronel Tadeu como para o Senador Major Olímpio. Sobre a Funasa, o contato com o presidente Ronaldo foi feito no sentido de auxiliar na compra do 

caminhão compactador de lixo para a coleta pública. “O presidente Ronaldo já saiu daqui com o compromisso de que, assim que a licitação já estiver inserida no sistema, ele fará a liberação do recurso para pagarmos a empresa e ser entregue o caminhão para melhorar a limpeza da cidade”, revelou.

Ainda em relação aos assuntos tratados com a Funasa, técnicos do órgão estarão em Presidente Venceslau no mês de novembro para atender prefeitos de toda a região, de modo a tratar sobre os problemas na área de saneamento básico.

Reunião
A reunião da Unipontal seguiu até o final da tarde de segunda-feira (30), com o atendimento aos prefeitos e vereadores por parte do representante da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Herman Dillan Henrique Costa.

As informações são do Jornal Integração Regional.

Mais Notícias