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Asfalto ecológico é técnica inovadora no interior de SP

MALHA ASFÁLTICA

Portal Bueno
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  21/11/2019  
Asfalto ecológico é técnica inovadora no interior de SP
A tecnologia renovável e durável começou a ser usada nesta quinta-feira, 21, nas rodovias sob concessão da Cart. (Foto: cedida)

Buscando uma sinergia entre tecnologia e meio ambiente, a Concessionária Auto Raposo Tavares – Cart passa a utilizar Asfalto Espuma para a restauração da malha deteriorada. Essa prática, inédita no interior do Estado de São Paulo, fornece nova vida ao pavimento das rodovias sob concessão da Cart. A tecnologia renovável e durável começou a ser usada nesta quinta-feira, 21.

Considerada bem-sucedida na aplicação nos corredores na região da capital Paulista, a técnica de asfalto reciclado consiste na retirada do pavimento comprometido por meio de máquina de fresagem. Este material é levado à usina de reciclagem, onde passa por uma mistura com concreto asfáltico e ar comprimido, gerando uma “espuma de asfalto”. 

A espuma volta a ser aplicada no mesmo local de onde o pavimento comprometido foi retirado, como uma base profunda, de 25 centímetros para receber a camada final de rolamento, que é feita com asfalto usinado no processo convencional. 

A acomodação do asfalto de espuma na base do pavimento, por sua flexibilidade superior à da massa asfáltica comum, conforme análises do material utilizado em vias de intenso tráfego traz uma redução expressiva na formação de trincas e, consequentemente, nas infiltrações, o que garante uma vida útil e uma durabilidade ao pavimento superior aos outros métodos de reparo.

Aplicação

O asfalto espuma foi aplicado pela primeira vez na CART em reparos no pavimento e foi nesta quinta-feira, 21, seguindo até o dia 30, entre os km 422+800 e 423 da SP-270 – Rodovia Raposo Tavares, em Palmital.

Para garantir a segurança das equipes de obras e dos condutores, a CART irá colocar homens bandeira e sinalização. A velocidade no trecho onde haverá o estreitamento de pista será reduzida a 60 km/h.

“Além de entregar um asfalto mais durável, que tem vida útil prevista em projeto de 10 anos conforme testes já aplicados de durabilidade em outros sistemas rodoviários, a CART irá reduzir o impacto ambiental de suas obras de pavimentação. São medidas inovadoras, alinhadas com o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo”, afirma Alexandre Boaretto, gerente de Manutenção da Cart. 

Com informações: Lettera Comunicação

 

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