Dia D de vacinação para adultos é realizado neste sábado

Será realizado hoje, em todo o Brasil, o Dia D da vacinação contra o Sarampo. A campanha atual tem como público-alvo adultos entre 20 e 29 anos.

Após o fim da campanha, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde para todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Voce que está na faixa-etária vacinal, procure na sua cidade o posto que esteja de plantão no Dia D, e não deixe de se imunizar.

Vacinação

A vacina é a única forma de se prevenir contra o sarampo. Nas crianças, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem tomar essas duas doses fica protegido por toda a vida. Bebês também devem tomar a chamada "dose zero", aos 6 meses de idade.

Pessoas entre 1 e 29 devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias. Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose.

As vacinas que previnem o sarampo são a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

Sarampo

A doença é causada por um vírus que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Os sintomas são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas.

 

Mais Notícias