Prefeitura de Epitácio intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti

Com a chegada do verão, período onde ocorrem grandes volumes de chuvas, a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações de intensificação em visitas domiciliares no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que além da Dengue, transmite a Febre Chikungunya e o Zika Vírus. No município foram registrados no ano de 2019, mais de 500 casos de Dengue.

Através da Covepe( Controle de Vetores de Presidente Epitácio), a Prefeitura realizou entre os dias 14 a 20 de janeiro ações que intensificaram as visitas domiciliares no combate ao mosquito nos bairros Jardim Real II, Vila Presidente Vargas (antiga Vila Gerômino), Vila Centenário e Vila Monte Castelo.

De acordo com o secretariod e saúde Miguéias Alves, a ação contou com a participação de 21 agentes comunitários e 5 agentes de endemias. Ao todo eles visitaram 661 domicílios. “Das moradias visitadas, os agentes conseguiram eliminar 75 focos do mosquito transmissor”, disse o secretário.

Segundo ele os principais recipientes em que são encontrados os focos são: baldes, latas, potes, pneus, suporte de água que fica acima do motor atrás da geladeira, pratos de plantas e pingadeira.

“Neste período de chuvas e altas temperaturas o desenvolvimento da larva do mosquito é acelerado, necessitando apenas de 7 dias, ou até menos, para se transformar em mosquito transmissor de doenças”, explica o secretário.

Miguéias diz ainda que, caso o munícipe tenha pneus para descartar, a Prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de pneus inutilizáveis. Para isso, basta ligar no telefone (18) 3281-1552, e agendar dia e horário.

“Pedimos que não descarte pneus em via pública, e orientamos a população epitaciana que fiscalize seu quintal eliminando todo tipo de recipiente que possa acumular água, e consequentemente, focos do mosquito”, solicitou o secretário. Ele diz ainda: “Um mosquito que mata, não pode nascer”.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Mais Notícias