Epitácio tem 85 casos de dengue em 2020

O município de Presidente Epitácio também sofre com a dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, a cidade já possui 85 casos confirmados da doença. 

A situação chama a atenção de moradores da cidade. Um morador da rua João Pessoa, no Jardim Real, comentou que o terreno localizado em frente ao seu imóvel se encontra abandonado. O mato alto pode auxiliar na proliferação de insetos como o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. 

Segundo o denunciante, sua própria casa e residências próximas já registraram casos de dengue. Ele solicita ao setor competente atenção especial para o trecho. 

Em contato com o Controle de Vetores de Presidente Epitácio (Covepe), a reportagem do Integração Regional apurou que pelo menos 22 focos do mosquito transmissor foram encontrados só neste quarteirão do Jardim Real. O dado foi atualizado até a terça-feira (21). 

Questionado sobre o trabalho desenvolvido pelo Covepe nesta época do ano, o responsável pelo setor, Reinaldo Ferreira da Silva, explicou que as equipes de trabalho vão até os terrenos para retirarem os materiais que acumulam água, evitando a criação de focos. “O que fica é o mato e as pessoas que descartam lixo doméstico”, comentou. Silva citou ainda um episódio no qual as equipes trabalhavam para retirar o lixo de um local utilizado por um morador como depósito de lixo. 

Após a coleta de materiais, é feita uma notificação de manejo ambiental e esta é enviada para o setor de fiscalização da prefeitura. A partir disso, é dado o prazo ao proprietário para realizar a limpeza do local. 

O Covepe informou ainda que está aberto para denúncias de locais com possíveis focos do mosquito. O setor pediu ainda atenção dos moradores quanto aos possíveis focos existentes em suas casas. As orientações são passadas o ano todo aos munícipes. “Todas as reclamações que chega aqui, casas desabitadas, a gente corre atrás do morador para ver”, pontuou. 

Ainda visando o combate ao mosquito, o Covepe realiza nas terças e quintas, em parceria com agentes comunitários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), mutirões em áreas estratégicas da cidade, geralmente em pontos onde existem muitos casos da doença. 

Serviço
Caso o morador queira entrar em contato com o Controle de Vetores de Presidente Epitácio (Covepe), basta ligar para o número (18) 3281-1552.  

As informações são do jornal Integração. 

Mais Notícias