Prefeitura de Epitácio inicia barreira sanitária no município

A Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio deu início às primeiras barreiras sanitárias no município. Como forma de prevenção e conscientização sobre a disseminação do novo Coronavírus, todos os que passarem pelo bloqueio serão submetidos ao protocolo de abordagem.

Segundo o Secretário de Saúde, Marcirio Rolim, a priori, a proposta das barreiras sanitárias não é impedir a entrada e saída no município, mas atuar de forma cautelosa com toda a população que passar pelo bloqueio sanitário, que irá funcionar todos os dias da semana em horários alternados.

Durante a abordagem, os motoristas e passageiros são conduzidos a uma entrevista, e logo após é aferido à temperatura de todos os que estiverem no automóvel. Caso algum dos integrantes não esteja usando a máscara de proteção fácil, os agentes de saúde realizam a entrega do mesmo.

Se por ventura, alguma irregularidade seja constatada, tanto na abordagem como na aferição de temperatura, serão acrescentados outros protocolos de segurança, tal como medir o nível de saturação de oxigênio no sangue.

De acordo com a Secretaria de Saúde, caso seja averiguado alguma alteração com a saúde da pessoa que foi abordada, ela poderá ser encaminhada para o ESF que pertence, no caso dos munícipes, ou para a Santa Casa de Misericórdia, caso a pessoa seja de outra cidade. Medidas que serão realizadas como forma de evitar a propagação do Covid-19 no município.

Para a realização da abordagem nas barreiras sanitárias, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, conta com o apoio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras e Secretaria de Trânsito. Além de contar com o apoio fundamental da Policia Militar no qual garante a segurança dos agentes durante a ação.

“Agradeço a disposição de cada um que tem contribuído e não tem medido esforços para que as barreiras sanitárias pudessem acontecer. Os desafios são inúmeros, mas com a generosidade de cada um conseguiremos passar por toda essa situação”, relata a Prefeita Cássia Furlan.

As informações são da Assessoria de Imprensa.

Mais Notícias