Prudente antecipa fim da fase vermelha e reabre comércio nesta segunda-feira

Diferentemente do discurso pregado pelo governador João Doria (PSDB) desde o início da quarentena, o protocolo baseado na 'ciência e análise técnica' foi rasgado pela primeira vez. Ao invés de quarta-feira (15), como aponta decreto estadual, o comércio em Presidente Prudente foi reaberto já nesta segunda-feira (13).

De acordo com a Prefeitura, a antecipação em dois dias está baseada em "novas orientações" da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, que tem no comando Marcos Vinholi.

"Desta forma, a reabertura gradual do comércio e dos serviços está permitida a partir de amanhã", diz, em nota.

Não foram detalhas quais orientações recebidas por Vinholi.

Fase laranja
Na fase laranja, o comércio, escritórios, imobiliárias, concessionárias, entre outros e shoppings - com exceção das praças de alimentação - podem funcionar com horário reduzido de 4h seguidas e com capacidade limitada de 20%.

Além disso, os espaços têm de adotar protocolos padrões e setoriais específicos de combate à propagação do coronavírus, a Covid-19. Os demais setores, como salões de beleza e barbearias, academias e consumo em bares e restaurantes seguem com funcionamento suspenso.

Em Prudente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e os órgãos responsáveis definiram que o funcionamento do comércio e serviços será de segunda a sexta-feira das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h.

Já os shoppings funcionarão sempre das 16h às 20h. A Prefeitura não informou como ficará o horário de funcionamento dos bancos.

Teoricamente, a nova fase deve prevalecer até 30 de julho.

As informações são do Portal Prudentino.

Mais Notícias