Doria frusta expectativa e mantém região de Prudente na fase laranja

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (31) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) manteve a região de Presidente Prudente na fase laranja da quarentena.  A região está nesta classificação desde o último dia 10 de julho.

A fase laranja do chamado Plano São Paulo impõe restrições ao funcionamento de atividades econômicas como bares, restaurantes e lanchonetes que seguem impedidos de atender o público de forma presencial e podem funcionar apenas no sistema delivery. Lojas do comércio podem funcionar com restrição de horário de atendimento.

Havia a expectativa nesta sexta-feira para o possível anúncio por parte do governador Doria de uma reclassificação da região para a fase amarela, que possibilitaria a abertura maior do comércio e outras atividades. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que é do mesmo partido do governador, havia divulgado nesta semana informação de que a região poderia avançar de fase, o que não aconteceu.

O aumento de casos e internações levou 15 cidades do Vale do Ribeira novamente à fase 1 vermelha de restrição total de atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais. Nas demais regiões, a classificação se manteve em relação à avaliação da semana passada.

Até a reclassificação do próximo dia 7 de agosto, outras três áreas de DRS permanecem na etapa 3 vermelha: Franca, Piracicaba e Ribeirão Preto. A maior parte do estado continua na fase 2 laranja, que permite abertura restrita de escritórios, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. Atualmente, essa etapa abrange as regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e a sub-região Norte da Grande São Paulo.

Veja abaixo como está o mapa do estado de São Paulo e classificações das regiões. 

A região administrativa é composta por 53 municípios, contudo, 43 deles pertencem ao DRS-11, de Prudente, e os outros 10, localizados na Nova Alta Paulista, ao DRS-9, de Marília. Por isso, a análise e reclassificação da região, como um todo, pode ser diferente para determinado local.

DRS de Presidente Prudente
Alfredo Marcondes
Álvares Machado
Anhumas
Caiabu
Caiuá
Dracena
Emilianópolis
Estrela do Norte
Euclides da Cunha Paulista
Flora Rica
Iepê
Indiana
Irapuru
Junqueirópolis
Marabá Paulista
Martinópolis
Mirante do Paranapanema
Monte Castelo
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Ouro Verde
Panorama
Pauliceia
Piquerobi
Pirapozinho
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rosana
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Expedito
São João do Pau D'alho
Taciba
Tarabai
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista

Cidades da região que pertencem ao DRS de Marília:
Adamantina
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo cruz
Pacaembu
Pracinha
Sagres
Salmourão

Mais Notícias