Veja como será a votação em Presidente Venceslau neste domingo

As eleições municipais acontecerão em todo Brasil neste domingo (15), onde cada cidade irá decidir quem será o próximo prefeito e os vereadores. A votação está marcada para ocorrer das 7h às 17h. Em Presidente Venceslau aproximadamente 29 mil eleitores estão aptos a votar nas 78 seções que são divididas em 12 escolas no município.

Os eleitores que não fizeram biometria poderão votar normalmente nessa eleição, mesmo aqueles que tiveram o título cancelado por não ter feito a biometria, poderão comparecer as urnas. Essa medida foi tomada em função da pandemia do coronavírus, já que uma das medidas de segurança para os eleitores foi evitar o processo de leitura das digitais dos eleitores. Após o período eleitoral  volta a ser obrigatório o cadastramento da biometria junto ao Cartório Eleitoral.

Seções de voto
Este ano foram extintas aproximadamente 86 seções na cidade. A equipe de reportagem do PORTAL BUENO conversou com Eder Marinho Vieira, Chefe do Cartório Eleitoral de Presidente Venceslau. Ele explicou o motivo da desativação das seções.

“O problema foi que o TSE não comprou urnas suficientes. As urnas mais antigas não estão aguentando o upgrade e o TSE não conseguiu repor essas urnas. Aconteceu isso no Brasil inteiro. O tribunal mandou uma estatística onde fala a quantidade de seções que deve ser retirada”.

Para saber em qual seção votar, o eleitor pode acessar o aplicativo do E-TÍTULO. “Caso o eleitor não consiga ter acesso à informação pelo aplicativo, poderá ir até as seções normais de voto que estarão montadas. Nesses locais teremos equipes para informar onde esse eleitor poderá fazer o voto, ou seja, vamos informar para o eleitor para qual seção ele foi transferido.”

Orientações para este domingo:
Uso obrigatório de máscara, o mesário pode bloquear a entrada da pessoa se ela estiver sem máscara;

Manter o distanciamento;

O horário das 7h às 10h é preferencialmente para idosos;

Acabou de votar e ir para casa e evitar aglomerações nas escolas.

Para o eleitor que quiser acompanhar a apuração dos votos, o TSE disponibilizou o aplicativo ‘Resultados’ e o no site Divulgacand também será possível acompanhar a contagem.

Após às 17h, horário em que termina a votação, as urnas serão levadas para o Área onde acontecerá a apuração dos votos.

Mais Notícias