Mulheres ganham prefeituras de quatro cidades da região nas eleições deste ano

Há muito tempo existe uma campanha que pede maior participação das mulheres na política. Historicamente, o nicho político foi dominado pelos homens. No passado mulheres não exerciam o direito ao voto, o que passou a ocorrer na década de 1930. Houve uma revolução e mesmo que em passos lentos as mulheres estão participando mais do processo eleitoral, seja seja como candidatas a cargos públicos, ou como eleitoras.

Nesse sentido o Brasil está na frente, e já teve uma mulher no comando da Presidência da República com Dilma Rousseff eleita em 2010. Os Estado Unidos tiveram neste ano de 2020 a primeira mulher alçada pelo voto a ocupar a vice presidência. Kamala Harris foi eleita para ser vice de Joe Biden. Mas por lá os americanos ainda não tiveram uma mulher na presidência.

Toda essa evolução da participação feminina na política foi marcante neste ano para quatro municípios de nossa região. As cidades de Piquerobi, Presidente Venceslau, Caiuá e Presidente Epitácio elegeram neste domingo (15) mulheres para o comando da prefeitura.

Em Caiuá a prefeita Rute foi reeleita para um segundo mandato. Ela já estava no cargo de prefeita desde janeiro de 2017 após ter vencido a eleições em 2016. Ela entra para história como a primeira prefeita dos caiuenses.

Presidente Epitácio também já havia consagrado uma mulher no poder. Cássia Furlan foi eleita em 2016 e reeleita em 2020, e escreve seu nome na galeria como a primeira mulher prefeita eleita e reeleita da cidade.

Seguindo a força das mulheres, que são maioria entre o eleitorado com pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal, os venceslauenses escolheram neste domingo a primeira mulher a ser Chefe do Executivo. Trata-se da jovem Bárbara Vilches, 33 anos de idade. Ela alcança o poder após ter disputado sua primeira eleição e derrotou nas urnas políticos tradicionais da cidade. No pleito com oito candidatos, duas eram mulheres; Bárbara e Lucimara Dias.

A evolução da participação feminina na política regional também alcançou a cidade de Piquerobi, que elegeu Adriana do Bó prefeita. Ela também entra para a história da cidade como a primeira mulher eleita para o cargo.

Ainda falta muito para de fato as mulheres igualarem participações com os homens na política em nível nacional, porém, na nossa região as mulheres tem alcançado sucesso na política.

Mais Notícias