Campeã Mundial Janeth estará na próxima sexta em Venceslau

Quando se fala em basquete feminino brasileiro é impossível não falar de Janeth Arcain. Campeã mundial e prata nas Olímpiadas de Atlanta, a ex-jogadora participa de aulas abertas da modalidade durante Circuito Regional de Basquete promovido pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente. A ação gratuita percorre Tupã, Adamantina, Presidente Venceslau e Presidente Prudente neste mês.

Janeth é um dos grandes nomes de sua geração de atletas no Brasil. Na WNBA, a versão feminina da NBA, atuou pelo Houston Comets, pelo qual foi tetracampeã da liga norte-americana. Em 2014, ela se tornou membro do Hall da Fama do Basquetebol Feminino e, em 2016, foi escolhida para ser a "prefeita" da Vila Olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio.

O Circuito
O Circuito Regional de Basquete, realizado pelo Sesc Thermas em parceria com o Sincomércio e as Prefeituras Municipais, tem início na quarta-feira (21), no Ginásio Municipal Elias Kenaifes (Rua Tapajós, s/nº), em Tupã (SP). A atividade será das 14h às 17h e das 19h à 22h.

Em seguida, Janeth convida o público de Adamantina a conhecer e praticar a modalidade na quinta-feira (22), no Ginásio da FAI, (Avenida Marechal Castelo Branco, s/nº). A aula aberta será das 14h às 17h e das 19h à 22h.

No dia seguinte, sexta-feira (23), às 14h, a estrela do basquete ministra a atividade no Ginásio Municipal de Esportes do Complexo Poliesportivo José Francisco Abegão, em Presidente Venceslau (Rua Almirante Barroso, 877).

O encerramento da atividade será na Quadra do Sesc Thermas de Presidente Prudente. A ação ocorre no sábado (24), às 10h.

História
Janeth Arcain nasceu em Carapicuíba, interior de São Paulo, em 1969. Ela começou a jogar basquete aos 14 anos. Seu primeiro clube foi o Higienópolis, de São Paulo. Na Seleção Brasileira, na qual foi capitã de 1998 a 2007, Janeth conquistou ainda o ouro no Pan-americano de 1991; prata no Pan-americano de 1987, 2007; prata nas Olimpíadas de 1996; e bronze nos Jogos Olímpicos de 2000.

Após o Pan-americano de 2007, realizado no Rio de Janeiro, Janeth encerrou sua carreira como jogadora. Desde 2002, ela dirige o Instituto Janeth Arcain, que auxilia no desenvolvimento físico e mental de crianças.

Números
Janeth é a terceira maior pontuadora da história da seleção, tendo anotado 2.247 pontos em 138 jogos oficiais, média de 16,3 pontos por jogo.

Notícias Relacionadas