Prefeitura faz esclarecimento sobre coleta e alerta população de descarte lixo na rua

O serviço de limpeza pública é executado pela Prefeitura Municipal, mas a população também tem suas responsabilidades, de acordo com o Código de Posturas.

No caso específico da coleta de lixo o setor de limpeza pública tem feito uma caminha de esclarecimento sobre como é executado o serviço, bem com no que constitui o lixo doméstico.

De acordo com o Código de Posturas, lei municipal, não são considerados como lixo, resíduos de fábricas e oficinas, os restos de materiais de construção, os entulhos provenientes de construção ou demolição.

Esse material, como terra, folhas e galhos de árvores devem ser removidos para o aterro sanitário pelos respectivos inquilinos ou proprietários. O aterro sanitário fica aberto o dia inteiro.

Entretanto, em operações especiais, executadas esporadicamente, a Prefeitura faz a recolha de material não considerado como lixo doméstico. Entretanto, esse material não pode ser depositado em vias públicas ou na frente das residências.

Lembra o setor que moradores são responsáveis pela limpeza da sua calçada, guia de sarjeta e da sua residência. É terminantemente proibido queimar, mesmo nos próprios quintais, lixo ou quaisquer outros materiais capazes de molestar a vizinhança.

A lei municipal também disciplina que os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de limpeza os seus quintais, pátios e terrenos. Não é permitida a existência de terrenos cobertos de matos, ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da zona urbana.

Notícias Relacionadas