Igrejas Católicas de Venceslau se preparam para o início da Quaresma nesta quarta-feira

Jejum, oração e penitência. Esse é o tripé no qual a Igreja Católica inicia nesta quarta-feira (17) a Quaresma e também marca o início da Campanha da Fraternidade, que este ano trás o tema: "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor".

A equipe de reportagem do PORTAL BUENO entrou em contato com o Padre Jorge Aparecido Fortunato, ele está atualmente na Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima em Presidente Venceslau.

A Quaresma marca o início de um período de oração e reflexão acerca de um momento importante na história da Salvação. “Baseado naquilo que Cristo viveu no deserto, nós também cristãos, seguidores do Cristo, vivemos estes 40 dias para depois celebrar a páscoa, que é a ressurreição”, explica o padre.

Jejum e abstinência de carne
Nestes dias em que se vive a Quaresma, a Igreja pede que os cristãos façam jejum e abstinência de carne vermelha nesta quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira Santa... “Porque o Cristo comeu os peixes e os partilhou. Então nós seguimos aquilo que o Cristo fez. Não foi dado mais como oferta os animais, foi o próprio Cristo que se deu em sacrifício”, ressalta Jorge.

Segundo o padre, para se preparar para a páscoa é importante que os cristãos se confessem. Devido a pandemia as igrejas da cidade não terão as confissões como é costume todos os anos. Quem quiser receber a absolvição dos pecados deverá entrar em contato com as paróquias e marcar um horário.

Adaptações na pandemia
Desde a páscoa do ano passado vivemos a pandemia da covid-19, que tem feito com que as igrejas recebam apenas 40% de fiéis.

Nesta quarta-feira de Cinzas, as cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (Gêneses 3, 19). A imposição das Cinzas este ano será feita de forma diferente como de costume. Padre Jorge explica como esse rito será realizado:

“Hoje nós não fazemos a imposição das cinzas em forma de cruz para tocar a pessoa, vamos colocar a cinza na cabeça da pessoa para que não haja esse toque. Na sexta-feira Santa quando fazemos a Celebração da Paixão de Cristo, todo mundo beija o Cristo, este ano nós não faremos o beijo do Cristo para que não haja esse contato. Então com certeza tiveram várias alterações para resguardar a saúde das pessoas.”

Para participar das missas nesta quarta-feira de Cinzas (17) é necessário pegar senha nas secretarias das paróquias.

Serviço
Em Presidente Venceslau existem duas paróquias que estão realizando atendimento e transmissão de missa durante os finais de semana.

Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima
Endereço: Rua Carlos Gomes, 1576, Centro
Telefone: (18) 3271-3785

Paróquia Santo Antônio de Lisboa
Endereço: Rua Siqueira Campos, 113, Centro
Telefone: (18) 3271-1886

Mais Notícias