Região

UTI de Presidente Epitácio atinge 100% de ocupação

SEM VAGAS

Portal Bueno
Portal Bueno
  03/03/2021  
UTI de Presidente Epitácio atinge 100% de ocupação
Hospitais da região de Prudente estão aos poucos atingindo o nível máximo de internações covid (Foto: Reprodução)

A Santa Casa de Presidente Epitácio, que encontra-se sob intervenção, atingiu 100% da ocupação dos leitos de U.T.I (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para tratamento de pacientes com suspeita ou com diagnóstico positivo para o novo coronavirus. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (2), todas as 10 vagas de terapia intensa estão ocupadas.

Miqueias Alves, administrador do hospital, relata que os leitos de U.T.I que estão ocupados são referentes a todas as vagas que a Santa Casa dispõe. “Hoje se tivermos algum morador da nossa cidade que necessite de cuidados intensivos devido a outras patologias ou até mesmo um paciente Covid, infelizmente nós não teremos como atender”, ressalta.

Os leitos de tratamento intensivo que a Santa Casa dispõe são regulamentados através do Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e tem como objetivo a distribuição dos pacientes para as vagas nas unidades de saúde da região. Sendo este o motivo pelo qual a Santa Casa recebe paciente de outros municípios e que munícipes de Epitácio são transferidos para outras unidades de saúde.

Em um comparativo dos casos de Covid-19 no munícipio durante este ano de 2021, foi registrado no mês de Janeiro, 163 novos casos positivos com três óbitos confirmados e no mês de Fevereiro, o aumento foi de 132 novos casos sendo sete óbitos. Para o mês de março, com apenas dois dias, 46 novos casos para a Covid-19 com uma morte já foram diagnosticados.

Os dados mostram que as medidas de proteção não estão sendo colocadas em prática, e isto tem provocado o aumento de casos e óbitos tanto no munícipio, quanto na região. A Prefeitura já adotou medidas mais restritivas para conter o avanço da doença desde a última quarta-feira (24).

“Sozinhos não vamos conseguir vencer essa guerra, é necessário que cada munícipe faça a sua parte, e só saia de casa quando realmente for necessário. Ao que tudo indica, durante todo o mês de Março vamos ter altos de índices de contaminação na nossa região, então eu peço encarecidamente que vocês nos ajudem, pois tememos uma situação na saúde ainda mais grave”, declara a Prefeita Cássia Furlan.

. . .
Compartilhar: