Músico venceslauense ingressa na Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente

Violino. Este foi o instrumento que o jovem João Victor Batista Pereira, 22, escolheu para dedicar seus estudos e sua arte. Natural de Presidente Venceslau, sua introdução com a música começou em 2014 no Projeto Guri da cidade, aprendendo violão e canto coral. No mesmo ano, após desenvolver curiosidade pelo instrumento, iniciou os estudos de violino na Igreja Assembleia de Deus.

“Foi aos 12 anos de idade que desenvolvi o interesse por causa da minha prima que estudava violino e eu comecei a ter curiosidade”, conta João.

Este ano, após ser aprovado o músico entrou para a Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente e atualmente ministra aulas de violino e viola no Conservatório Maestro Julião, também em Presidente Prudente.

Em orquestra, o músico venceslauense já realizou apresentações com solistas como Zeca Baleiro, Ricardo Hertz, quarteto Villa Lobos e com os maestros André Sanchez, Ariel Britos e Daisuke Soga.

Licenciado em Música pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o jovem também é formado em técnica de violino erudito pela Escola de Artes Jupyra Cunha Marcondes com o Professor Francis Auresco.

Antes de entrar para a orquestra sinfônica, João participou da orquestra Grupo de Referência de Presidente Prudente, sob a regência do Maestro Francis Auresco por cinco anos.

Fernanda Rodrigues Batista Pereira, mãe de João, conta que na infância o filho não tinha muito interesse pela música, foi somente ao entrar no Projeto Guri e conhecendo os instrumentos, que ele teve a identificação.

“Tudo começou pelo Projeto Guri. Graças a Deus ele é um menino muito esforçado e batalhador. Foram dias acordando às 5h e chegando em casa só às 23h, mas a recompensa de todo esforço ele está colhendo agora”, disse Fernanda.

Mais Notícias