Santa Casa de Venceslau recebe doação de seis capacetes de oxigenação

Na última segunda-feira (05), a Santa Casa de Presidente Venceslau recebeu a doação de seis unidades de capacetes de oxigenação. Os equipamentos serão utilizados em pacientes que estão em tratamento da Covid-19 com quadro de insuficiência respiratória de média gravidade. Os capacetes foram doados pela empresa Plasutil da cidade de Bauru.

O kit é composto por um filtro de ar, conexões, os itens para os ajustes necessários e o capacete. O equipamento foi desenvolvido e construído pela Plasútil e contou com o apoio da Lumi Ligth, SENAI, Universidade de São Paulo (USP), e a Secretaria Municipal da Saúde de Bauru.

Fernanda Dias é fisioterapeuta e trabalha na linha de frente da Covid na Santa Casa de Presidente Venceslau. Ela explica que o capacete é um recurso que já era utilizado fora do país, porém ficou mundialmente conhecido com a pandemia.

“O capacete possibilita oferecer suporte ventilatório ao paciente sem a necessidade da intubação. Além de entregar tudo o que é ofertado pelo ventilador mecânico (sem vazamentos), o equipamento promove maior segurança para a equipe já que a vedação ao redor do pescoço impede a dispersão de aerossóis”, explica Fernanda.

Dentre as vantagens confirmadas com o uso dos capacetes, estão a manutenção dos níveis de saturação de oxigênio, a sustentação de níveis de pressão dentro do dispositivo, a possibilidade de os pacientes serem colocados em posição prona com segurança, além de maior conforto e da possibilidade de comunicação entre paciente e equipe.

Segundo Gustavo Ferrari Nesti, supervisor de compras da Santa Casa venceslauense, há algumas semanas a instituição já havia recebido algumas unidades do equipamento e estava em uso de testes. Para conseguir mais unidades, foi enviado um ofício a empresa Plasutil e mais seis unidades foram adquiridas por meio de doação.

Mais Notícias