Venceslauenses reclamam de alta na conta de água. Prefeitura nega aumento

Surgiram nos últimos dias nas redes sociais uma série de postagens com reclamações de contribuintes acerca do valor da conta de água em Presidente Venceslau. Os moradores mostraram fotos das contas com valores triplicados na fatura de um mês para o outro.

O fato ganhou repercussão na sessão da câmara dos vereadores na última segunda-feira (26), e o vereador Tácito Alexandre, conhecido como Pi, enviou requerimento para a prefeita Bárbara Vilches (PV), pedindo explicações sobre o aumento.

Ele disse que é notório o aumento nas contas e que os fatos não são isolados. “Eu tenho recebido muitas reclamações da população relatando o aumento nas contas deste mês. Outros vereadores também receberam a mesma reclamação, então não é um fato isolado, muitas pessoas tiveram esse aumento na conta de água e pudemos observar na fatura que o consumo tem sido o mesmo. O valor mais alto na fatura não se justifica”, disse o vereador Pi em contato com o PORTAL BUENO.

Ele destaca que as contas mais que dobraram de valor dentro de um mês. “Tenho visto casos em que o consumidor pagou uma fatura de 50 reais no mês passado e nesse mês a conta veio com valor de 160 e até 190 reais. E o consumo é o mesmo, essa situação precisa ter uma explicação e por isso protocolei o requerimento para saber da prefeita e dos setores competentes o motivo desse aumento e qual será a solução”, salientou o vereador.

“Não é possível que em meio a uma crise financeira, provocada pela pandemia, o cliente tenha que pagar por um aumento tão grande na conta de água”, disse Pi.

Outro lado
A reportagem do PORTAL BUENO entrou em contato com a prefeitura municipal. Por meio de nota, o Chefe de Gabinete, André Barbosa, negou que tenha ocorrido qualquer aumento na tarifa de água por parte da prefeitura. Leia abaixo a nota na íntegra.

“A Secretaria informa que não houve reajuste da tarifação de água no município e que toda a cobrança efetuada corresponde ao valor medido no hidrômetro em cada unidade consumidora.

Ressalta-se informar ainda que os valores cobrados em referência a tarifação de esgoto corresponde a 65% do valor apurado do consumo de água, de acordo com o artigo 5º da Lei Complementar nº 161 de 06 de dezembro de 2016.

Todas as cobranças e tarifas expostas em contas dos contribuintes são baseadas em lei que ampara e norteia os trabalhos desta secretaria.

A secretaria está à disposição da população e demais interessados para dirimir eventuais dúvidas e questionamentos relativos a consumo e tarifação”.

Mais Notícias