DRS recomenda Lockdown em todas as cidades da região de Prudente

O Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente – DRS X, responsável pela coordenação das ações de saúde na região, emitiu na última sexta-feira (04) um ofício endereçado para todos os prefeitos dos municípios que compõe a região administrativa recomendando um Lockdown de 14 dias em todas as cidades da regional.

A informação foi confirmada pela prefeita Cássia Furlan (PSDB) de Presidente Epitácio. Ela disse que a medida extrema foi recomendada para todos os prefeitos da região de Presidente Prudente.

De acordo com o ofício da DRS que o PORTAL BUENO teve acesso, a região tem taxa ocupacional de leitos de UTI em 93,3%. O setor de suporte ventilatório dos hospitais está com 63,6% de ocupação e os leitos de enfermaria clínicos está com taxa de 85,7% de ocupação.

A média de internação por conta da Covid-19 no período de 28 de maio até 03 de junho é de 69 pacientes por dia, sendo que a média de alta hospitalar no mesmo período é de 53 pacientes por dia, ou seja, é maior o número de internações do que o de alta.

No período de 28 de maio até o dia 03 de junho a região de Presidente Prudente teve média de 332 casos de coronavírus positivos por dia. A média de óbitos no mesmo período é de 10 mortes causadas pela doença por dia.

O ofício ainda destaca na recomendação de Lockdown, que as unidades de saúde enfrentam dificuldades na aquisição de insumos como medicamentos e oxigênio para tratar os pacientes com Covid-19.

A DRS afirma que houve uma reunião no último dia 01 de junho com o Grupo Técnico de Enfrentamento ao Covid, formado por promotores de justiça da saúde e educação, além de médicos infectologistas, administradores de hospitais, representantes da Secretaria de Administração penitenciária e Grupos de Vigilância Epidemiológicas e Sanitárias. Na oportunidade houve consenso em recomendar para os prefeitos o Lockdown.

Caso seja acatada a orientação por parte dos prefeitos, essa será a medida mais dura para a região desde o início da pandemia, já que no Lockdown obrigatoriamente todos os setores ficam fechados com pouca flexibilização para as atividades.

MP recomenda Lockdown em Prudente
Já nesta segunda-feira (07) o promotor de Justiça, Marcelo Creste, encaminhou documento para o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), para considerar o Lockdown na maior cidade da região. Os argumentos do Ministério Público são os mesmos elencados pela DRS, e trata do aumento de casos e riscos do sistema de saúde entrar em colapso.

Até o momento dessa publicação, Ed Thomas ainda não havia se manifestado sobre a medida.

Diante dos pedidos do MP e da DRS, os prefeitos da região devem se reunir para buscar um consenso sobre o caso.

O PORTAL BUENO apurou que a maioria dos prefeitos estão relutando em adotar o Lockdown completo na região, e buscam alternativas para conscientizar a população da necessidade de evitar aglomerações.

Mais Notícias