Venceslauense Akira Homma é uma das 50 pessoas mais influentes do mundo em vacina

O venceslauense Akira Homma, 82 anos de idade, ganhou destaque nacional ao ser personagem de uma matéria exibida pelo Jornal das Dez no canal por assinatura Globonews. Akira é considerado patrimônio humano da ciência brasileira e integra a lista de 50 pessoas mais influentes no mundo, sendo o único brasileiro na lista.

Ele nasceu em Presidente Venceslau, e ingressou na Fundação Oswaldo Cruz em 01 de janeiro de 1977. No ano de 2011 o venceslauense  recebeu o Título de Pesquisador Emérito.  Akira é assessor científico sênior de Bio-Manguinhos/ Fiocruz. Pela instituição já foi presidente, vice-presidente e diretor.

Entre outras contribuições notáveis para a instituição, Homma atuou na articulação, negociação e desenvolvimento do projeto de produção da vacina contra o sarampo e poliomielite.

Akira Homma segue com suas atividades em Bio-Manguinhos. Recentemente virou até desenho animado, no qual sua figura aparece para passar informações sobre os protocolos preconizados pela Organização Mundial da Saúde e para explicar sobre a produção da vacina contra a Covid-19, produzida pela Fiocruz em parceria com a Universidade de Osford, que é o imunizante mais aplicado nos brasileiros.

“Como já temos uma experiência de 40 anos de produção, essa experiência acumulada tem ajudado a gente a encaminhar essas coisas”, disse Homma à reportagem da Globonews.

No site da Fiocruz, o nome de Akira Homma aparece na galeria de honra.

Clique aqui e assista a reportagem com o venceslauense Akira Homma exibida pela Globonews.

Com informações do jornal Integração.

Mais Notícias