Cerca de 1.200 venceslauenses foram vacinados contra a Covid nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (16) cerca de 1.200 pessoas foram vacinadas em Presidente Venceslau contra a Covid-19. A vacinação teve como público somente pessoas com idades entre 25 a 34 anos.

De acordo com Grazy Feriani, chefe da vigilância municipal, 850 pessoas foram totalmente imunizadas em dose única com a vacina da Janssen.

A partir deste sábado (17) a campanha de vacinação será retomada das 08h às 12h no Posto Central de Saúde e atenderá todos os públicos com idades a partir de 25 anos sem comorbidades.

Escolha de vacina
Nesta sexta-feira foram registradas tentativas de escolha de vacina em Presidente Venceslau. O PORTAL BUENO apurou que algumas pessoas que não pertenciam ao grupo convocado para a vacina do dia, ao saberem que as doses aplicadas eram da Janssen, tentaram receber o imunizante mas foram barradas.

Um homem chegou a acionar a polícia porque queria receber a vacina da Janssen, mas não conseguiu porque estava com idade acima dos 34 anos e fora do grupo específico do dia.

A Secretaria de Saúde orienta que a população respeite os grupos convocados e compareça no local de vacinação quando estiver dentro das regras.

Vacinômetro
A imunização avança na cidade que já aplicou desde o início da campanha em janeiro,30.839 doses do imunizante. Desse total, 22.209 pessoas receberam a primeira dose e 8.097 pessoas foram totalmente vacinadas com a segunda dose. Nos dados do Governo do Estado de São Paulo constam 533 doses únicas aplicadas em Venceslau, porém, a Secretaria Municipal de Saúde confirma que somente hoje foram aplicadas 850 doses da Janssen que garante imunização com apenas uma dose.

Grazy Feriani alerta para que as pessoas não percam o prazo para tomar a segunda dose e garantir a imunização contra a Covid-19.

Vacina para todos
O governo do presidente Jair Bolsonaro assinou contratos que garantem um total de 662 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o cronograma de entrega das doses deve ser cumprido até o fim deste ano, ou seja, o pais deve ter um excedente de 118 milhões de doses - levando em conta a vacinação de toda a população.

Mais de 150 milhões de doses já foram enviadas aos estados. Cerca de 120 milhões já foram aplicadas.

Os maiores volumes foram comprados da Fiocruz/AstraZeneca (210 milhões), da Pfizer/BioNTech (200 milhões), e do Instituto Butantan/Sinovac (130 milhões).

Mais Notícias