Clínica Loop Saúde traz a Gameterapia para Presidente Venceslau

A Clínica Loop Saúde passou a oferecer no primeiro semestre deste ano a Gameterapia. O serviço é pioneiro em Presidente Venceslau e visa auxiliar o tratamento na fisioterapia com a utilização de recursos tecnológicos como videogames e jogos ativos baseados no movimento humano. A técnica foi desenvolvida no Canadá em 2006 e, desde então, ganhou milhares de adeptos mundo afora.

A fisioterapeuta Renata Silva, proprietária da Clínica Loop, em parceria com o também fisioterapeuta Rodrigo Martins, inovaram ao trazer a modalidade para atender pacientes de toda região. “O que antes era tido apenas como diversão, hoje pode ser visto como ferramenta para auxílio no tratamento e reabilitação, tanto de crianças e adolescentes quanto adultos e idosos”, disse Renata.

Já existe uma procura de pacientes para o novo serviço na clínica e os resultados são surpreendentes e extremamente positivo. “Temos observado que a gameterapia favorece um estilo de vida mais ativo, fato que traz benefícios à saúde e melhora da qualidade de vida da pessoa”, explica Rodrigo.

Um espaço dentro da clínica foi disponibilizado para a instalação dos equipamentos de áudio e vídeo com projetor de imagens. Os pacientes podem interagir virtualmente em um dos ambientes propostos, que podem ser aventuras espaciais, escaladas em montada ou danças ritmadas.

Além de incentivar a atividade cerebral, a gameterapia facilita a adaptação dos pacientes, especialmente crianças e jovens em tratamentos fisioterapêuticos. Apesar de não substituir outras práticas, a técnica é bem aceita por médicos e paciente

O principal motivo é o fato de que ela tira o foco da dor e dos problemas, centrando as sessões em uma brincadeira virtual.

Com a interatividade dos jogos, os pacientes podem fazer diversos tipos de exercícios, cada um com diferentes objetivos, simulando movimentos reais.

No modelo mais comum do tratamento, o paciente é acomodado diante de sensores que captam seus movimentos. Assim, é possível guiar os personagens durante os jogos, e o processo pode ser controlado pelo terapeuta.

A gameterapia tem se mostrado tão eficiente que já existem games desenvolvidos especialmente com essa finalidade. 

O assunto é um dos destaques da Revista Foco edição de agosto que está disponível gratuitamente nas bancas de Presidente Venceslau e região. 

Quais são as indicações clínicas da gameterapia?
As indicações clínicas da gameterapia incluem tratamento e recuperação de lesões, reabilitação motora, condicionamento físico, além de fortalecimento muscular e reestruturação postural.

Os ambientes virtuais simulam exercícios, que serão captados por sensores de movimento. Nesse contexto, os pacientes executam atividades direcionadas ao problema articular detectado.

Também existem softwares para recrutamento dos membros superiores, especificamente para aqueles indivíduos com lesões importantes nessa área. Os jogos podem incluir competições ou apenas exercícios condicionados

Para os pacientes que necessitam de fortalecimento muscular e reestruturação postural são indicadas outras modalidades de reabilitação virtual, com metas para alcance dos resultados em longo prazo.

Modalidades esportivas transformadas em jogos virtuais podem beneficiar pacientes com disfunções ortopédicas ou com rigidez de movimentos. Exemplo disso são o tênis, o boliche e o boxe, indicados para indivíduos com doença de Parkinson.

Além disso, a reabilitação virtual pode ser uma ótima ferramenta para as crianças, que costumam não ter paciência para tratamentos monótonos e repetitivos. Com o uso de videogames, elas praticam os exercícios solicitados pelos profissionais como se estivessem brincando.

Pacientes que sofreram lesões cerebrais significativas também têm apresentado resultados surpreendentes. As principais justificativas para esse efeito é devido à neuroplasticidade cerebral.

Serviço
Agende o horário e conheça a Gameterapia na Clínica Loop Saúde.
Rua Maria Barbosa, 196 – Vila Sales
Presidente Venceslau
Telefone: (18) 3271 4512

Mais Notícias