Venceslau faz plantão de vacinação contra a gripe para todas as idades neste sábado

Neste sábado (11), haverá plantão de vacinação contra a H1N1 em Presidente Venceslau. A vacina da gripe está liberada para todas as faixas etárias das 08h às 12 horas no Centro de Saúde (Postão).

A informação foi divulgada pela chefe da Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau, Grazy Feriani, que informou a necessidade de portar CPF, documento com foto, comprovante de residência e caderneta de vacinação.

A orientação do Ministério da Saúde é para que a população priorize a vacinação contra a Covid-19 e após, receba a imunização contra o vírus Influenza. O intervalo entre os dois imunizantes deve ser de, no mínimo, 14 dias.

Vacinas Influenza não causam gripe
O Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses da vacina para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

“A gripe e a COVID-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no Estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, afirma a médica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

Mais Notícias