Paulo Skaf visita Presidente Prudente nesta terça-feira (23)

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, estará em Presidente Prudente na próxima terça feira (23/11). A visita, que é a última de Skaf ao Oeste Paulista como presidente das instituições que representam a Indústria Paulista, terá início às 9h, na Escola Sesi anexa ao Centro de Atividades Belmiro Jesus (Rua Dr. José Alves da Paixão, 531 - Portão 6 - Estacionamento da Escola).

Skaf nomeará como patrono da escola o Sr. Darcy Zacharias. Filho de imigrantes libaneses de uma família de sete irmãos, o homenageado nasceu em Passos, MG, e se estabeleceu em Santo Anastácio, SP, juntamente com sua família. Na década de 1960, formou com seus irmãos a Cia. Prudentina de Gás, que posteriormente tornou-se a Servgás Distribuidora de Gás S.A. Empreendedor visionário e com motivação incansável ao trabalho, Darcy trabalhou até os seus 94 anos de idade na empresa que ajudou a construir. Ele faleceu em 28 agosto de 2021.

O presidente do Sesi-SP ainda assina no local o convênio do Programa Atleta do Futuro (PAF) com as cidades de Osvaldo Cruz e Presidente Prudente, a maior do Oeste Paulista, onde crianças de 6 a 17 anos poderão ser beneficiadas com a prática de modalidades esportivas como futsal e vôlei, que serão ofertadas de forma gratuita. Em Osvaldo Cruz, as modalidades serão o atletismo, basquete e tênis de mesa.

Em todo o estado de São Paulo, o PAF beneficia cerca de 200 mil alunos, com 215 prefeituras conveniadas. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos possuem a oportunidade de, juntamente com o professor, discutirem temas como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os professores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

A Escola Sesi de Presidente Prudente, no Pq. Furquim, que passará a se chamar Escola Sesi Darcy Zacharias, conta com estrutura moderna e ambientes pedagógicos aconchegantes. São 30 salas de aula onde os alunos têm à disposição laboratórios de Ciência e Tecnologia, Química, Biologia, Informática Educacional, Informática Móvel e um laboratório de Mídias e Tecnologia. A unidade atende 1.023 alunos, sendo 827 do Ensino Fundamental e 196 do Ensino Médio. Por mês, são servidas aos alunos quase 28.000 refeições, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Outro local importante da unidade é o Fab Lab, espaço da rede Sesi-SP onde alunos e professores colocam seu potencial criativo à prova, utilizando equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, router CNC, microprocessadores, bancada de ferramentas para eletrônica e programação, incluindo a Robótica.

Antonio Scalon

Na sequência, às 10h30, Paulo Skaf segue para a outra escola da entidade no município (R. Alfa Boscoli, 381, Vl. Real), onde designará Antonio Scalon como patrono da unidade. Filho de imigrantes italianos, o homenageado nasceu na cidade de Viradouro-SP e chegou a Presidente Prudente na década de 1950, onde trabalhou até se aposentar, como vendedor no antigo Curtume Crepaldi. Antonio Scalon fez questão de que os filhos estudassem até o ensino superior, ainda que ele mesmo não tenha tido essa oportunidade. Scalon faleceu em 19 de dezembro de 2005.

A Escola Sesi Antonio Scalon possui 20 salas de aula, que atendem 765 alunos, sendo 572 no Ensino Fundamental e 193 no Ensino Médio. A unidade conta com laboratórios de Informática, Mídias e Tecnologia, Química e Física. Ao mês, são servidas aos alunos mais de 20.000 refeições entre café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Investimentos

Durante a gestão de Paulo Skaf, de 2007 a 2021, o Oeste Paulista foi beneficiado com inúmeros investimentos. Somente no município de Presidente Prudente foram mais de R$ 75 milhões investidos no CAT Sesi Belmiro Jesus, e nas duas Escolas Sesi de Presidente Prudente. Em toda a região, onde o Sesi construiu novas escolas também em Álvares Machado, Osvaldo Cruz e Regente Feijó, o aporte foi superior a R$ 122 milhões.

As informações são da assessoria de imprensa.

Mais Notícias