Posto de Saúde de Presidente Venceslau abrirá no sábado para vacinação contra covid-19

O Posto de Saúde Central, localizado na rua Comandante Antenor Pereira, abrirá neste sábado (27) para receber munícipes que precisam receber doses da vacina contra o coronavírus. A vacinação será realizada das 8h às 12h.

O cidadão apto a tomar a dose deve levar consigo o CPF e o cartão verde de vacina Covid-19.

Segundo Graziele Feriani, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, a vacinação está aberta para todos os moradores de Presidente Venceslau com 12 anos ou mais. "Para quem tem 18 anos ou mais e já cumpriu o período de cinco meses após o recebimento da segunda dose, já pode ser vacinado com a terceira. De 12 anos para cima, a primeira dose está liberada", comentou.

A abertura do Posto de Saúde no sábado é realizada com o objetivo de buscar os faltosos, pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal da segunda dose e cidadãos aptos a tomarem a dose de reforço.

Até o último dia 19, foram distribuídas 58.831 doses na cidade. Em primeira dose, 29.643 vacinas foram aplicadas, o equivalente a 74,89% da população venceslauense. Em segunda dose, foram aplicadas 27.477 vacinas, número que corresponde a 69,42% da população. Os números da terceira dose são menores em relação às demais doses. Foram aplicadas 4.311 doses na população venceslauense, o que significa que 10,89% da população do município procurou o Posto de Saúde para completar seu esquema vacinal.

Atualmente, a vacinação é realizada em sala interna no Posto de Saúde. A tenda que era instalada na parte externa foi danificada após um temporal e a estrutura não foi montada nos últimos dias. Outro fator que contribuiu para a mudança da vacinação para o ambiente interno foi a alta temperatura verificada nesta época do ano. "A temperatura da vacina é de 2º a 8º graus. Só manter ela numa caixa térmica com gelóx é pouco, então a gente precisa de um ambiente refrigerado", explicou Feriani.

A vacinação é promovida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O horário foi ampliado em razão do prazo de validade das vacinas.

A Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau informou que possui 2.788 pessoas faltosas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, o equivalente a 7,04% da população local, e mais 2.564 pessoas que já poderiam tomar a dose de reforço, pois completaram a imunização com as duas primeiras doses até junho. Em relação aos munícipes que ainda não tomaram a primeira dose, o setor estima que mais de dois mil moradores se encontram nesta condição.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica fez um pedido para que os munícipes procurem o Posto de Saúde para vacinação, independente da dose que precisem tomar. “Quem ainda não se vacinou deve pensar um pouco na família, em si mesmo. Está aí a prova que a vacina é realmente comprovada que funciona, que é o único método da gente parar esse vírus e sua transmissão. Aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose devem vir ao Centro de Saúde para se vacinar e sobre a segunda dose, as pessoas precisam completar seu esquema vacinal, que é muito importante para sua proteção. E tem a dose de reforço, que vai entrar no calendário vacinal, é para erradicar de vez o vírus”, finalizou Feriani.

As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Presidente Venceslau.

Mais Notícias