Receita Federal em Presidente Prudente alerta sobre golpe

Importante: Receita Federal não faz cobranças por e-mail, ou orienta a ingressar em links, ou a emitir documentos. Procedimentos: somente pelo Portal e-CAC no endereço eletrônico cav.receita.fazenda.gov.br

A Receita Federal em Presidente Prudente recebeu, via e-mail, uma denúncia de golpe. Trata-se da cobrança de uma taxa bancária, como se esta fosse uma cobrança da Receita Federal. No golpe, apresenta-se um documento, com o logotipo da Receita Federal, que cobra o Custo Efetivo Total (C.E.T.) de um empréstimo bancário.

É de suma importância salientar que a Receita Federal não faz cobrança ou outro ato administrativo por e-mail, não tem qualquer relação com cobranças de interesse de bancos e não atende sobre empréstimos bancários. Pois, que se trata de uma instituição que faz a a fiscalização e cobrança de tributos federais e o faz por meio de Documento de Arrecadação de Tributos Federais (DARF).

O Custo Efetivo Total, cobrado no golpe, é uma taxa bancária, regulamentada pelo Banco Central, e deve ser tratada diretamente com bancos quando da realização de empréstimos e no ato da contratação, seja por atendimento presencial da instituição bancária envolvida seja pela Internet.

No caso específico do e-mail recebido pela Receita Federal em Presidente Prudente, o denunciante foi orientado a procurar as autoridades policiais, para registro da ocorrência. Demais medidas internas, de competência do Fisco, também foram adotadas.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil.

Mais Notícias