Cidade

Cai a geração de emprego formal em Venceslau no mês de dezembro

QUEDA NA ECONOMIA

Portal Bueno
Portal Bueno
  11/02/2024  
Cai a geração de emprego formal em Venceslau no mês de dezembro

No último mês de 2023, o mercado de trabalho celetista de Presidente Venceslau perdeu 44 empregos com carteira assinada, segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

 O saldo negativo ocorreu após o registro de 213 admissões e 257 desligamentos. Com isso, o estoque do município atingiu 6.129 vínculos empregatícios ativos. No mês, o número geral foi influenciado principalmente pelas 30 vagas extintas no setor de serviços.

Ao comparar o desempenho mensal recente, a perda de vagas vistas em dezembro de 2023 foi menos aguda que a retração observada no mesmo mês de 2022. Em dezembro de 2022 a retração foi de 49 empregos; em dezembro de 2023, a retração foi de 44.

Se o setor de serviços contribuiu para queda de emprego em dezembro último, o setor comercial gerou quatro empregos no mês. Dentre as suas divisões, o destaque foi comércio varejista que, após 90 admissões e 82 desligamentos, apresentou um saldo de +8 postos de trabalho.

Ainda sobre o comércio varejista, em alguns grupos de atividade o avanço de oito vínculos proveio especialmente do segmento supermercados e lojas de departamentos (+12 vagas).

 Já no acumulado do ano de 2023, o varejo local avançou em 78 vagas, onde novamente os supermercados e lojas de departamentos lideraram (+65 vagas).

Apenas como efeito de comparação, no decorrer de 2022 o comércio varejista de Presidente Venceslau mostrou um avanço de apenas 1 emprego com carteira assinada.

. . .
Compartilhar: