Brasil

Caica, importante entidade assistencial de Venceslau, comemora 37 anos

CUIDADO COM AS CRIANí‡AS

Portal Bueno
Portal Bueno
  25/03/2024  
Caica, importante entidade assistencial de Venceslau, comemora 37 anos

Neste mês de março, a Caica completa 37 anos de história em Presidente Venceslau. Até o ano de 2003, a entidade era denominada como Casa do Menor, mas precisou reformular o seu Estatuto a fim de atender as normas do Código Civil, e passou a ser denominada Casa de Apoio e Integração a Criança e ao Adolescente – Caica. Apesar da mudança de nome, o proposito do trabalho continua o mesmo com que iniciou em 1987; cuidar e estimular crianças e adolescentes para uma comunidade saudável e patriótica.

Fundada por noves mulheres: Dirce Gastin Bertolini, Ana Maria Dancs Gomes, Arminda de Camargo, Adair da Silva Roque, Clenir Elza Franco, Eunice  Dias da Mata Azenha, Lucília de Queiroz Platzeck, Maria Theodora C. Platzeck e Rosimeire T. Casari, que deram início a esse trabalho.

Com intuito de atender crianças e adolescentes que passavam o dia inteiro nas ruas da cidade pedindo comida, as voluntárias deram início aos trabalhos servindo alimentos, um “panelão” de comida, pratos, copos, e talheres a céu aberto, num serviço de revezamento. Em 1992 graças a campanhas pelas voluntárias e aceitas pela comunidade foi possível comprar o prédio pertencente ao restaurante Lagus, onde a entidade permanece até hoje, na Rua Presidente Castelo Branco, nº603; Jd. Santa Maria.

Durante esses anos, o trabalho foi ganhando força, outras voluntárias se juntaram, além de novos sócios contribuintes, clube de serviços, empresários, pecuaristas, comércio local, imprensa falada, escrita e televisada, que apoiam o trabalho.

De acordo com a entidade, nesses 37 anos de existência já foram atendidos, mas de 23 mil crianças e adolescentes.  A CAICA realiza promoções de pizzas, doces, artesanato e recebe ajuda da comunidade em doações.

Entidade atende atualmente 80 crianças e adolescentes carentes de 06 a 15 anos contra turno escolar. A grande maioria são crianças e adolescentes que pertencem a famílias vítimas das expressões da questão social. Além de oferecer o atendimento as crianças e adolescentes, a Caica acolhe aos familiares por meio de abordagens individuais e coletivas, visando transformar a realidade social dos mesmos e garantir o acesso aos bens e serviços públicos. O serviço tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses e demandas.

“A direção da Caica agradece toda comunidade, os voluntários, os sócios contribuintes e todos aqueles que direta ou indiretamente permitem que nós da Diretoria, não esmoreçamos. Enquanto houver corações generosos, pessoas que se doam, pessoas que amem o próximo, nós permanecemos honrando o proposito a que nos propusemos”, afirmou a diretoria da entidade em nota divulgada para a imprensa.

. . .
Compartilhar: