Região

Governo Tarcí­sio tira nome de Che Guevara de assentamento em Mirante do Paranapanema

AGORA í‰ IRMíƒ DULCE

Portal Bueno
Portal Bueno
  28/03/2024  
Governo Tarcí­sio tira nome de Che Guevara de assentamento em Mirante do Paranapanema
Fundação Itesp publicou portaria que altera designação para Irmã Dulce, mulher que dedicou sua vida a obras de caridade e foi indicada ao Prêmio

Foi publicada na última terça-feira (26), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, uma portaria da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) que altera o nome do então Assentamento Che Guevara, localizado no município de Mirante do Paranapanema, para Assentamento Irmã Dulce. A medida, assinada pelo diretor executivo do instituto, Lucas Bressanin, já está em vigor.

De acordo com a portaria, a alteração considera "ser de notório conhecimento que a Sra. Maria Rita Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, foi uma mulher que dedicou sua vida a obras de caridade, trabalhos sociais e assistência aos mais necessitados, sendo assim uma figura que tanto contribuiu com o país e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz".

O nome anterior aludia ao guerrilheiro Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, um médico argentino que se tornou líder da revolução cubana.

"Decisão autoritária"
Em publicação em seu site, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras) descreveu a decisão como "autoritária e antidemocrática", tomada com o objetivo de "descaracterizar o histórico da luta pela terra na região do Pontal do Paranapanema".

Segundo o movimento, a formação do então Assentamento Che Guevara é fruto de uma ocupação de terras realizada pelo MST no dia 1º de novembro de 1991, com mais de 200 famílias de trabalhadores e trabalhadoras oriundos de cidades do interior de São Paulo e do Paraná, tendo a definição de assentamento provisório logo em 1992 e a homologação definitiva em 1994, resultando em um histórico de 30 anos da formação deste assentamento.

As informações são do jornal O Imparcial

. . .
Compartilhar: