Fim de semana deve ter chuva e temperaturas amenas em Venceslau
ALÍVIO MOMENTÂNEO DAS QUEIMADAS
O ar seco e quente que predominou nas duas últimas semanas na região começa a dar lugar para mais uma frente fria, que chega ao Oeste Paulista nesta sexta-feira (23). A umidade relativa do ar atingiu níveis críticos, abaixo dos 30%. Ventania – proveniente dessa frente fria - e muita fumaça tomaram conta do céu de Presidente Venceslau nesta sexta. A semana foi marcada por grandes incêndios na região e o vento forte espalhou a fumaça por centenas de quilômetros. Ainda nesta sexta, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalhavam para controlar um incêndio que devastou cerca de 170 hectares, no distrito do Campinal, em Presidente Epitácio.
A mudança climática trará chuva para a região, ainda que sem expressão, o que deve amenizar as ocorrências de incêndio em vegetação. Às 18h desta sexta, os termômetros já registravam 27°, com céu nublado, um prenúncio do clima no final de semana.
Em Presidente Venceslau, a temperatura ficará entre 18° e 27° neste sábado (24), com pancadas de chuva à tarde e à noite. No domingo, a mínima será de 14°, com probabilidade de uma leve garoa.
Já na segunda-feira, a temperatura terá uma queda acentuada, atingindo 10° de mínima. O clima deve permanecer com grande variação de temperaturas entre a mínima e máxima até pelo menos dia 06 de setembro.
A Defesa Civil reclassificou a situação de riscos de incêndio na região, que passou de emergência para alerta. “O destaque a partir do fim de semana será por conta da massa de ar frio que atuará e derrubará as temperaturas, aumentando a sensação de frio intenso para a próxima semana. Logo, recomenda-se atenção com pessoas mais vulneráveis”, orienta o boletim da Defesa Civil enviado pelo coordenador regional do órgão, Renato Gouvea.