Venceslau deve ter temperaturas de até 42°C nos próximos dias e umidade relativa do ar chega a 10%
CLASSIFICAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O sol forte que tem brilhado no céu venceslauense nos últimos dias hoje foi encoberto por fumaça, que predomina ainda nesta tarde de quinta-feira (05). Apesar da sensação de chuva próxima, não há previsão para a região, pelo menos até 19 de setembro.
A fumaça é proveniente das diversas queimadas na região, também muito frequentes desde o mês de agosto devido ao ar extremamente seco. O vento mais forte consegue espalhar a fumaça por dezenas de quilômetros, por dias seguidos.
A nova onda de calor que chegou ao estado de São Paulo trará temperaturas na casa dos 40°C em Presidente Venceslau nos próximos dias. Até domingo (08), a mínima chegará a 19°C e a máxima não passará de 39°C. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 20%, colocando a região Oeste Paulista em estado de alerta até o fim de semana, com uma média de 14% em Venceslau. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice recomendado é entre 50% e 60%.
Já a partir de segunda-feira (09), Venceslau e região entram na classificação emergencial por conta da umidade relativa do ar, que chegará a 10%. As temperaturas sobem, atingindo 42°C no domingo, dia 15 de setembro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice recomendado é entre 50% e 60%.
Enquanto o calor bate recordes na região e em outras áreas do interior do Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte, o frio chega perto de 0°C na fronteira com o Uruguai, onde pode ter haver formação de geada nesta quinta-feira.