Alunos da rede estadual participam de encerramento do Setembro Amarelo em Venceslau
PREVENÇíO AO SUICÍDIO
Para encerrar a Campanha Setembro Amarelo, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Presidente Venceslau realizou um encontro com alunos da rede pública estadual para uma palestra sobre o assunto. Durante todo o mês, o município trabalhou o tema dentro das escolas, com alunos e familiares.
O evento aconteceu no último dia 20 de setembro, no Anfiteatro Municipal Nelson Reis Oberlander, com a presença da assistente social Cris Miralha, de Presidente Prudente, que ministrou a palestra aos jovens.
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, que se originou na trágica história de um adolescente americano de apenas 17 anos; Mike Emme tirou a própria vida dirigindo um carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo a fora.
Conhecido por suas habilidades mecânicas e por gostar de ajudar os vizinhos, Mike resgatou e reformou um Ford Mustang 1968 e o pintou de amarelo. Após sua partida, os amigos e familiares do jovem fundaram o programa Yellow Ribbon (Fita Amarela).
Mike era considerado um adolescente amoroso, prestativo e engraçado, por conta disso, seu suicídio surpreendeu a todos. Isso reforça, ainda mais, a necessidade de estarmos atentos aos sinais das pessoas ao nosso redor. Nem sempre uma pessoa que está enfrentando problemas psicológicos deixará isso evidente.
De acordo com o Ministério da Saúde, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, sendo em primeiro lugar a depressão. Alguns dos principais sinais de depressão são: desinteresse, apatia, choro frequente, baixa autoestima, entre outros.
No Brasil, a campanha existe desde 2015, mas a morte de Mike Emme aconteceu muito antes, em 1994. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e da prevenção ao suicídio, em qualquer idade.