Alunos da rede estadual participam do Provão Paulista, que dá oportunidade de ingresso em universidades públicas
NESTA QUARTA E QUINTA

Nesta quarta-feira (30), 378 mil estudantes da rede estadual e de outras redes públicas do país inscritos no Provão Paulista Seriado 2024 participam do primeiro dia de aplicação do exame que garante acesso direto às universidades e faculdades paulistas.
Estão em disputa 15.390 vagas, sendo 1.500 para a Universidade de São Paulo (USP), 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10.000 para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e 2.631 para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Em todo o Estado, a prova foi aplicada no período da manhã.
No primeiro dia de exame, os candidatos responderão a questões de língua portuguesa, língua inglesa, física, química e biologia. No total, são 48 questões no primeiro dia, além da redação.
A segunda etapa da prova será aplicada nesta quinta-feira, dia 31, no mesmo horário, a partir das 8h. Na quinta-feira, os candidatos responderam a 18 questões de matemática e outras 24 perguntas, distribuídas entre as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia.
Os itens do Provão foram elaborados de acordo com o Currículo Paulista e buscam avaliar as diferentes habilidades que os estudantes desenvolveram ao longo de todo o Ensino Médio. Dessa forma, será exigido do candidato interpretação de texto e questões contextualizadas, assim como aquelas mais diretas, em que o conhecimento de área é mensurado em sua essência.
O resultado do Provão Paulista e a primeira chamada para os futuros universitários estão previstos para o dia 20 de janeiro de 2025.