Outubro Rosa: Governo institui plano para incentivar servidoras a realizar exames preventivos
SÃO PAULO POR TODAS COM SAÚDE

O governador Tarcísio de Freitas publicou nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado, decreto que institui o Plano Estadual “São Paulo Por Todas com Saúde”, para incentivar as mulheres a adotarem os exames preventivos como parte essencial de sua rotina de cuidados com a saúde e o bem-estar. O planejamento estabelece a organização de atividades informativas e de conscientização, como palestras, workshops e divulgação de canais de atendimento, e também medidas como o abono de um dia de trabalho para que as funcionárias da gestão pública estadual possam realizar exames.
“Em geral, as pessoas esquecem de cuidar do que é o mais importante, que é a própria saúde. Para mudar esse quadro, assinamos esse decreto para que, na administração pública, que é onde podemos estimular, tenhamos um dia dedicado onde as mulheres poderão agendar e fazer seus exames, sem que essa dispensa seja descontada de seus vencimentos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. “É uma forma de incentivar a prevenção. Atuamos onde temos governança, mas também para estimular a iniciativa privada a fazer o mesmo”, reforçou.
O “Plano Estadual São Paulo por Todas” será formatado e implementado pela Secretaria da Saúde (SES), com apoio da Secretaria de Políticas para Mulher (SPMulher) e outras áreas do Governo de SP. As ações poderão ser integradas a programas estaduais já existentes, além de possibilitar parcerias com órgãos públicos e privados em diversas instâncias.
A iniciativa reforça as ações do Estado para ampliar a rede de políticas públicas para mulheres. A medida trabalha a prevenção e a conscientização sobre a saúde feminina como um todo com foco na prevenção ao câncer de mama, tipo de tumor maligno que mais acomete mulheres no Brasil, e ao câncer de colo de útero, que mata 19 brasileiras por dia, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).
O decreto também prevê a criação de indicadores para medir a eficácia das campanhas desenvolvidas com o público interno e a quantidade de exames que forem realizados e é válido para servidoras de todas as empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações instituídas ou mantidas pelo Governo de São Paulo.