Região

Mulher é presa por maus-tratos a animais, no Jardim Tropical em Presidente Epitácio

CÃO TINHA FERIDAS PELO CORPO

Portal Bueno
Portal Bueno
  31/10/2024  
Mulher é presa por maus-tratos a animais, no Jardim Tropical em Presidente Epitácio
Cachorro foi diagnosticado com leishmaniose (Fotos: Polícia Ambiental)

Uma mulher de 45 anos foi presa nesta quarta-feira (30) no Jardim Tropical, em Presidente Epitácio, por maus-tratos a cachorros.

Uma equipe da Polícia Ambiental foi até uma residência para atender denúncia de maus-tratos a animal doméstico. No local indicado os policiais visualizaram dois cães na varanda do imóvel, sendo que um deles apresentava feridas nas orelhas, olhos e patas, em estado visivelmente debilitado, o que de pronto levantou suspeita de leishmaniose.

A tutora do animal, de 45 anos, declarou que o cão estaria sob seus cuidados há algum tempo e que as lesões seriam resultado de uma briga com outro cachorro na rua, o que não condiz com o tipo de lesão observando no animal.

A tutora mencionou ainda que aplicou um spray nas feridas, mas essa foi sua única medida de tratamento. Os policiais também observaram que não havia alimentação disponível para o animal e que ao receber um pouco de ração oferecida pela equipe, não conseguiu se alimentar, possivelmente em função da fraqueza que apresentava.

Diante da situação, foi solicitado apoio veterinário para avaliação, sendo o animal medicado para dor e diagnosticado com suspeita de leishmaniose.

Equipes da vigilância sanitária do município estiveram no local e realizaram coleta de sangue para avaliação dos animais. Após a realização de um teste rápido, foi confirmado positivo para leishmaniose, sendo então lavrado em desfavor da mulher um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3.000,00 por praticar ato de maus-tratos a animal doméstico, conforme o disposto no artigo 29 da Resolução SIMA nº 05/21, configurando "in tese" crime ambiental tipificado no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia local, onde o delegado ratificou o flagrante sendo dada voz e prisão à envolvida, que foi conduzida à unidade prisional e ficou aguardando audiência de custódia.

O animal foi apreendido e encaminhado ao abrigo do Centro de Zoonoses (CCZ) de Presidente Epitácio.

. . .
Compartilhar: