Secretaria de Saúde de Caiuá realiza ações contra o tabaco

Em alusão ao dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, a secretaria municipal de saúde de Caiuá realizou uma passeata com funcionários e uma personagem lúdica para divulgar a importância da conscientização. Na cidade, o trabalho é realizado no Centro de Saúde e na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Agrovila 3.

Trabalho
Conforme as informações, o trabalho é realizado no município há 10 anos. No entanto, o grupo está mais atuante devido ao apoio recebido pela atual administração da prefeita Rute Almeida e secretário da pasta, Paulo Rogério Mendes, visto que a prefeita atuava nos grupos citados juntamente com a equipe multiprofissional, sob coordenação da psicóloga Priscilla Furlan e Assistente Social Patrícia Pereira. O trabalho é apoiado ainda pelos dentistas José Fernandes e Juliana Gomes, farmacêuticas Indianara Cabral e Maria Rosa Mussi e médicos Carlos Dalle e Fabiano Cayres.

Seguindo um cronograma anual, com datas de início e término, o grupo realiza reuniões e trabalhos com duração de três meses, podendo o período ser prorrogado conforme cada particularidade. O paciente passa por sessões semanalmente, após realizar um teste que avalia o grau de dependência ao cigarro. Na primeira semana, o trabalho é voltado para entender por qual motivo o paciente fuma e como isso afeta a saúde (avaliação dos três tipos de dependência: física, psicológica e associada a algo).

Na segunda semana, são passadas as lições para os primeiros dias sem fumar, além de informações sobre como lidar com a síndrome da abstinência. Na terceira semana, o paciente recebe orientação para vencer os obstáculos com o objetivo de permanecer sem fumar. Na quarta semana, são tratados sobre os benefícios obtidos após o paciente parar de fumar.

O grupo ressalta ainda que, ao iniciar o uso do adesivo e do medicamento, o paciente passa por consulta médica para que o método seja indicado. Nas reuniões, são passadas também a data da despedida do cigarro e a parada obrigatória.

Serviço
O grupo de combate ao tabaco convida os munícipes de Caiuá a conhecerem o método de trabalho. Para mais informações, o interessado pode procurar Priscilla Furlan (psicóloga) e Patrícia Pereira (assistente social) de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Centro de Saúde de Caiuá.

As informações são do Jornal Integração.

Notícias Relacionadas