Operação Carnaval 2025: Polícia Militar reforça segurança e garante tranquilidade no oeste paulista
QUASE 9 MIL OCORRÊNCIAS

Durante a Operação Carnaval 2025, o Comando de Policiamento do Interior 8 (CPI-8), responsável pela Polícia Militar em 67 municípios do oeste paulista, atendeu 8.739 chamadas ao telefone de emergência 190. A operação, realizada entre 28 de fevereiro e 5 de março, resultou na abordagem de aproximadamente 2,8 mil pessoas, apreensão de 21 quilos de drogas e três armas de fogo, além da recuperação de seis veículos. No período, 39 criminosos foram presos em flagrante e 18 indivíduos capturados por mandados de prisão.
As ações de fiscalização de trânsito foram intensificadas para coibir a embriaguez ao volante. No total, 2.134 condutores de veículos automotores foram fiscalizados, resultando na emissão de 852 autos de infração de trânsito urbano. Dentre essas autuações, dez foram aplicadas com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da condução sob influência de álcool ou substâncias psicoativas que causem dependência.
"A Polícia Militar coordenou a Operação Carnaval 2025 garantindo segurança nos 67 municípios do oeste paulista. A iniciativa trouxe tranquilidade aos foliões, preveniu crimes e assegurou a ordem pública durante as festividades", destacou o CPI-8. Para reforçar a segurança, a operação contou com o emprego diário de cerca de 1,5 mil policiais militares distribuídos em 444 viaturas, além da utilização de drones para monitoramento aéreo. Policiais à paisana, atuando no serviço de inteligência, foram inseridos nos eventos para identificar crimes de oportunidade, como furtos, ampliando a eficácia do policiamento tanto em rodovias quanto em áreas urbanas e rurais.
"O trabalho da Polícia Militar durante o período carnavalesco obteve resultados positivos, refletidos na ausência de ocorrências graves ligadas às festividades, mesmo diante do grande número de pessoas nas ruas e dos desafios inerentes ao planejamento e execução do policiamento", concluiu o CPI-8.