Cidade

Conta de energia sobe quase 20% a partir de 12 de julho em Presidente Venceslau e região

PREPARE O BOLSO

Portal Bueno
Portal Bueno
  03/07/2025  
Conta de energia sobe quase 20% a partir de 12 de julho em Presidente Venceslau e região

A partir do dia 12 de julho, os consumidores atendidos pela Energisa Sul-Sudeste — empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Presidente Venceslau e região — vão sentir no bolso o impacto do novo Reajuste Tarifário Anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os aumentos foram anunciados na terça-feira (1º) e variam entre 18,80% e 19,15%, com efeito médio de 19,05% para os consumidores cativos (aquele que não possui a opção de escolha).

Para os consumidores residenciais (classificados como B1), o reajuste será de 18,88%. Já para unidades ligadas em baixa tensão, como residências, comércios e pequenas indústrias, o aumento médio será de 19,15%. As unidades em alta tensão, como grandes indústrias, terão reajuste médio de 18,80%.

Entre os principais fatores que contribuíram para o aumento estão os custos com encargos setoriais, aquisição de energia e componentes financeiros acumulados no último ciclo tarifário.

A Energisa Sul-Sudeste, com sede em Presidente Prudente, atende atualmente cerca de 892 mil unidades consumidoras distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Na região de Presidente Venceslau, diversos municípios serão diretamente afetados pela nova tarifa.

Municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região Oeste Paulista

  1. Adamantina
  2. Alfredo Marcondes
  3. Álvares Machado
  4. Caiabu
  5. Caiuá
  6. Emilianópolis
  7. Iepê
  8. Indiana
  9. Inúbia Paulista
  10. João Ramalho
  11. Lucélia
  12. Martinópolis
  13. Nantes
  14. Osvaldo Cruz
  15. Parapuã
  16. Piquerobi
  17. Pracinha
  18. Presidente Bernardes
  19. Presidente Epitácio
  20. Presidente Prudente
  21. Presidente Venceslau
  22. Rancharia
  23. Regente Feijó
  24. Ribeirão dos Índios
  25. Sagres
  26. Salmourão
  27. Santo Anastácio
  28. Santo Expedito

Além desses, outros municípios nos três estados também estão sob concessão da Energisa Sul-Sudeste.

Entenda o reajuste tarifário
O Reajuste Tarifário Anual (RTA) é um dos dois principais mecanismos regulatórios previstos nos contratos de concessão. Trata-se de um processo mais simples do que a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e acontece nos anos em que não há RTP. O RTA considera, entre outros fatores, a atualização da chamada Parcela B (custo de distribuição) com base na inflação (IGP-M ou IPCA) e o repasse de custos com compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais que financiam políticas públicas do setor elétrico.

Como é composta a conta de luz?
Muitos consumidores acreditam que todo o valor pago na fatura de energia vai para a distribuidora, mas essa é uma percepção equivocada. A Energisa Sul-Sudeste atua como arrecadadora dos diversos encargos e tributos que compõem a conta de luz.

A composição média da fatura de energia elétrica para os consumidores é a seguinte:

  • 42,6% – encargos setoriais e tributos (destinados ao governo e ao setor elétrico)
  • 38,3% – geração e transmissão de energia (para as usinas e linhas de transmissão)
  • 19,1% – distribuição de energia (Energisa Sul-Sudeste)

Isso significa que, em uma conta de R$ 100, apenas R$ 19,10 permanecem com a distribuidora, valor que cobre os custos operacionais, investimentos em rede e atendimento aos consumidores. O restante é repassado para outros agentes do setor elétrico e para o governo.

Informações e atendimento
Os detalhes da divisão da tarifa constam mensalmente na própria fatura de energia. Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Energisa Sul-Sudeste pelos canais oficiais:

Aplicativo: Energisa On

Site: www.energisa.com.br

WhatsApp: (18) 99120-3365

Com o aumento, é recomendável que os consumidores adotem medidas de economia de energia para minimizar o impacto na conta de luz nos próximos meses.

. . .
Compartilhar: