Brasil

Irmão de Ciro diz que PT vai perder feio a eleição

Alianças no 2º turno

Portal Bueno
Portal Bueno
  16/10/2018  
Irmão de Ciro diz que PT vai perder feio a eleição
Chefe da campanha de Haddad no CE fala em 'desrespeito' do irmão de Ciro (Foto: Divulgação)

O deputado federal reeleito José Guimarães (PT-CE), coordenador da campanha do presidenciável Fernando Haddad (PT) no Ceará, considerou um desrespeito as declarações do senador eleito Cid Gomes (PDT-CE). Em ato pró-Haddad em Fortaleza na segunda-feira (15), o irmão do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) disse que o PT vai "perder feio a eleição".

"Lamento profundamente a forma desrespeitosa como fomos tratados pelo senador Cid Gomes, o senador em quem o PT votou, ao criticar o PT em um momento inadequado e que só contribuiu para gerar desconfiança e incertezas da nossa vitória", escreveu Guimarães em suas redes sociais. O deputado não estava presente no evento em que Cid criticou o partido.

Para o irmão de Ciro, os petistas teriam que pedir desculpas "e reconhecer que fizeram muita besteira". "Os erros que cometeram é para perder a eleição (...) porque fizeram muita besteira, porque aparelharam as repartições públicas, porque acharam que eram donos de um país, e o Brasil não aceita ter dono, é um país democrático."

Ele ainda culpou o PT pela performance de Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto no segundo turno. "Quem criou Bolsonaro foram essas figuras, que se acham donos da verdade, que acham que podem fazer tudo, que acham que os fins justificam os meios."

EM ATO DO PT, IRMÃO DE CIRO DIZ QUE PARTIDO VAI PERDER 'FEIO' A ELEIÇÃO
Cid foi vaiado pelos militantes presentes. Ao ouvi-los entoar o coro com o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador eleito os chamou de babacas. "O Lula está preso, babaca. E vai fazer o quê? Babaca, babaca! Isso é o PT, e o PT desse jeito merece perder, só para rimar. É esse sentimento que vai perder a eleição".

Com as declarações do senador eleito, Guimarães, um dos principais expoentes do PT no Ceará, indicou que deverá rever alianças com os irmãos Gomes. "Sobre os nossos legados e parcerias entre o PT e os Ferreira Gomes, discutiremos após o segundo turno. Está na hora mesmo de fazermos um balanço desde 2006 e, se for o caminho da separação, que façamos com respeito mútuo."

Apesar do resultado adverso apresentado pelo último levantamento --segundo o Ibope, Bolsonaro atingiu 59% dos votos válidos contra 41% de Haddad--, Guimarães diz que "a eleição está em aberto". "Vamos para o confronto e apelamos para que todos os democratas se somem ao esforço de derrotar essa direita representada pela candidatura de Bolsonaro."

A direção nacional do PT e a campanha de Haddad não se pronunciaram a respeito das declarações de Cid. Seu irmão, Ciro, está em viagem pela Europa e deve retornar ao Brasil no fim desta semana. Os petistas ainda esperavam um apoio formal do ex-candidato, que, até o momento, apenas rejeitou a candidatura de Bolsonaro, sem ter manifestado apoio explícito à de Haddad.

As informações são do site Uol.

. . .
Compartilhar: