Em 2020, IBGE realizará “Censo Demográfico” em Presidente Venceslau

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já está se organizando para o “Censo Demográfico” de 2020, que será realizado em todo país.  Na última segunda-feira (08), representantes do Instituto se reuniram com o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, para ajustar os detalhes e apresentar os informativos do futuro trabalho.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venceslau, a chefe da agência do IBGE, Maria de Lourdes Monteiro, pediu o apoio do poder municipal para realização da pesquisa e Duran se dispôs a ajudar no que for necessário.

No encontro, foram apresentados dados da tabela SIDRA, que é o Sistema do IBGE de Recuperação Automática e que também será disponibilizado para a população.

Vale destacar que outros assuntos também foram debatidos durante a reunião como, por exemplo, o censo de produção agropecuária 2017.

Estiveram presentes na reunião os vereadores da Câmara Municipal Luciano Ramos e Gustavo Freire, além do Secretário de Assistência Social Helder Ramos.

Reunião ocorreu na última segunda-feira (08) e contou com representantes municipais e do IBGE (Foto: AI/PV).

Censo demográfico
Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930, em que o levantamento foi suspenso, e 1990, quando a operação foi adiada para 1991. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários.

O último censo realizado foi em 2010 e pode ser conferido no site do IBGE, por meio do link: https://www.ibge.gov.br/

Censo em Venceslau
De acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE em Presidente Venceslau, no ano de 2010, diversos percentuais são apresentados, dos quais vale ressaltar:

  • População: 37.910
  • Percentual da população com rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo: 33%
  • Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade: 98,6%
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,763
  • Área de unidade territorial: 755,203 km quadrados

Mais Notícias