Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio forma 30 novos Aquaviários

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval, finalizou, no dia 1º de junho, o Curso de Formação de Aquaviários Nível 1, turma 2/2019. O curso foi ministrado no período de 27 a 31 de maio, atendendo uma solicitação da Colônia de Pescadores Z-15 “José More” e Piscicultura Panorama Peixe Bom de Panorama-SP. Foram habilitados 30 novos aquaviários nas atividades profissionais de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés.

Durante o curso, foram ministradas as disciplinas de Marinharia; Primeiros Socorros; Sobrevivência do Náufrago; Regras de Manobras, Luzes e Sinais Sonoros; Noções Básicas de Navegação; Noções Básicas de Estabilidade; Combate a Incêndio; Operações com Motores Diesel; e Prevenção da Poluição do Meio Ambiente.

O curso realizado é classificado como Extra Fundo do Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (Extra-FDPEM) e é realizado com recursos próprios de instituições, entidades ou empresas interessadas em promovê-los. Na turma 2/2019, a Delegacia Fluvial atendeu uma solicitação da Colônia de Pescadores Z-15 “José More” e Piscicultura Panorama Peixe Bom de Panorama-SP, que arcou com todas as despesas para a aplicação do curso.

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio recebe as solicitações para realização de Cursos Extra-FDPEM de Órgãos Públicos, Associações de Pescadores, Colônias de Pescadores, Sindicatos de Fluviários e Entidades Náuticas em geral. Após cadastro no Sistema de Gerenciamento do Ensino Profissional Marítimo e análise do cronograma, a realização do curso é aceita e planejada.

A habilitação de novos aquaviários, além do caráter social, promove a Segurança da Navegação e a Salvaguarda da Vida Humana nos rios, que são as principais atribuições da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, representando a Marinha do Brasil no Oeste Paulista.

As informações são da Marinha do Brasil. 

Mais Notícias