Núcleo de Endemias realiza testes de leishmaniose na área rural de Venceslau

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau (SP), por meio do Núcleo de Endemias, está percorrendo os assentamentos do município a fim de realizar o teste para leishmaniose canina. Já foram percorridos os assentos Santa Maria e Radar. Tupaciretram e Primavera serão os próximos que receberão a ação.

Essas visitas na área rural têm como finalidade detectar e diagnosticar possíveis animais com leishmaniose, para retirá-los dos lotes, e assim, evitar que a população adoeça. Essa ação de controle é realizada todos os anos pelo Núcleo de Endemias, sendo referencia na região no combate e controle a essa endemia.

Segundo a médica veterinária do Núcleo de Endemias, “é importante realizarmos esse serviço na área rural, devido ao elevado número de aves e de material orgânico ao redor dos lotes, que propiciam condições adequadas à proliferação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose, além disso, a não realização dos testes, e posteriormente, não detectarmos os animais doentes acarretará em uma população vulnerável a essa doença, e assim, o município poderá ter um surto de Leishmaniose na área rural, e por conseguinte, poderá afetar os moradores da cidade”, assim destaca Carla Melo.

Para solicitar coleta de sangue para leishmaniose em cães, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone (18) 3271-7900, de segunda a sexta, das 7h00 as 17h00, ou até mesmo vir à sede do Núcleo de Endemias, situado na Rua Olavo Bilac, 120 – Daraya, ao lado do CEU das Artes.

Mais Notícias