Câmara aprova Título de Cidadão Benemérito de Presidente Venceslau para o professor Mazzini

Os vereadores venceslauenses aprovaram na sessão realizada na noite desta segunda-feira (24) o projeto de Decreto de autoria do vereador Gustavo Freire que concede ao Professor Altino Mazzini, o Título Honorífico de "Cidadão Benemérito" de Presidente Venceslau.

Na justificativa do projeto apresentado pelo vereador Gustavo, ele afirma que o Professor Altino Mazzini é ‘pessoa ilustre, conhecida por todos, cuja vida é dedicada ao trabalho social incluindo a religião e o esporte’, disse. “Em Presidente Venceslau só faz o bem contribuindo sobremaneira para o progresso e desenvolvimento do nosso município”, afirmou Gustavo.

“Queremos acolher esse novo Cidadão Benemérito pela dedicação e vocação demonstradas através do seu trabalho, fazendo jus a esse Título Honorífico que há de conferir a Câmara Municipal “Manoel Rainho” de Presidente Venceslau”, falou o vereador.

Histórico do homenageado
O professor Altino Mazzini nasceu no ano de 1948 em Rio do Sul - SC. Filho de Carlos Mazzini e Regina Tamanini Mazzini. Ainda criança mudou-se com a família para a cidade de Rio Brilhante. Quando criança já ajudava o pai, junto com os irmãos, na lavoura. Na adolescência foi para o Seminário onde permaneceu até a juventude. Saiu do seminário para cursar Educação Física na Faculdade Toledo de Bauru - SP. 

Sempre com muito esforço e sacrifício mantém seus estudos com o próprio trabalho na faculdade. Foi nesse período que ele conhece a sua futura esposa, também estudante de Educação Física. Ao final da faculdade casa-se com Claudete Meneghetti Mazzini e mudam-se para Dourados - MS. Lá começa sua atuação profissional. Ainda em Dourados nascem os dois primeiros filhos: Evandro e Juliano. Após alguns anos mudam-se para Presidente Venceslau - SP por conta da esposa que assume cargo no governo do estado como professora. Ele, por ser concursado no estado do MS, transfere seu cargo para Bataguassu. Nesta cidade atuou fortemente na educação. Como professor de Educação Física desenvolveu um grande trabalho com ênfase no basquetebol.  Foi Secretário Municipal de Esportes em Bataguassu e Dirigente Regional de Educação. Nesse período nasce sua terceira filha: Luciana.

Ele passa em Concurso Público no Estado de São Paulo e por um tempo atuou nos dois estados, até ficar somente no Estado de São Paulo. Aqui atuou como professor em Presidente Epitácio.

Em Presidente Venceslau exerceu sua profissão em diversas escolas públicas e privadas, com maior ênfase na Escola Estadual Antônio Marinho - o I.E. Nesta escola foi responsável por um belo período de sucesso do basquetebol em Presidente Venceslau. Foi Diretor de Esportes do Município. Também exerceu a mesma função na cidade de Piquerobi.

Sempre ligado à Igreja Católica, foi um dos grandes responsáveis pela realização da Encenação da Paixão de Cristo. Após se aposentar passou a dedicar todo seu tempo ao trabalho voluntário na comunidade de Nossa Senhora Aparecida. É um dos responsáveis pelo belo trabalho que a comunidade realiza, incluindo a Escola de Música Católica. Hoje, com 70 anos, continua sendo uma pessoa dedicada à família e a comunidade.

A Câmara Municipal de Venceslau irá entrar em contato com o homenageado para definir a data de entrega do Título.

Mais Notícias