AME de Prudente realiza bate-papo sobre acolhimento à população LGBT+

O Ambulatório Médico de Especialidades de Presidente Prudente realizou na última segunda-feira (8) um bate-papo com os colaboradores que estão diretamente relacionados ao atendimento de pacientes, visando a conscientizá-los sobre o acolhimento da população LGBT+ na unidade e debater sobre a questão da diversidade no mundo de hoje.

Os palestrantes que conduziram a discussão foi o psicólogo com especialização em Intervenções psicossociais em contexto de vulnerabilidade e graduando em Geografia, Edson Marcelo Oliveira Silva, e a mulher transexual e deficiente visual, co-fundadora dos Grupos somos LGBT, projeto Casassa e Grupo OIA e Graduanda em Direito, Waléria Suri Zafalon.

Segundo Edson Marcelo, é preciso pensar ativamente sobre o direito e o tratamento social dos pacientes conforme a identidade de gênero do indivíduo. “Quando penso em trabalho na área da saúde, logo me vem à mente a palavra resiliência. O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT no mundo, e proponho que possamos refletir se nós não estamos promovendo esse tipo de comportamento no ambiente de saúde. Devemos respeitar o nome social das pessoas de acordo com a sua identidade de gênero, pois quando a gente escolhe trabalhar com ser humano, somos desafiados a lidar com conceitos e valores diferentes dos nossos”, afirmou o palestrante ao iniciar a conversa.  

Durante o bate-papo que reuniu cerca de 70 colaboradores, a interação entre o público e os palestrantes foi leve e produtiva. Waléria Suri lembrou que o preconceito e a intolerância se manifestam das pequenas às grandes coisas, por isso, é necessário atender com carinho e respeito a todos os pacientes. “Um sorriso e uma palavra de afeto pode mudar o dia de alguém. Se uma pessoa se sente bem sendo LGBT, por que devemos confrontar isso? Se não concorda com algo que não é certo para você, então não impeça os outros de vivenciarem isso”, argumentou.  

A conversa foi uma iniciativa do Centro Integrado de Humanização do AME com a parceria do Serviço Social da unidade. Mas não para por aí, no próximo dia 23/03 (terça-feira), às 9h, haverá uma palestra com o tema: Identidade de Gênero o que eu tenho a ver com isso?

A palestrante é a mestre em sociologia Olivia Alves de Almeida. O evento é aberto ao público, no pátio do AME.

Mais Notícias