Cartório Eleitoral de Venceslau realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado (13)

Depois de atingir recorde de público no plantão de 15 de junho, a Justiça Eleitoral paulista realizará nova ação da biometria neste sábado (13). O horário de atendimento será das 8h às 13h em todos os cartórios e postos eleitorais no Estado. 

Em Presidente Venceslau, o cartório eleitoral fica localizado na Rua Euclides da Cunha , 21, no centro da cidade.

A biometria consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. Trata-se de um procedimento simples e rápido, durando em torno de 15 minutos.

Expectativa
A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é de novamente receber um grande público. Neste ano, já foram realizadas três ações da biometria aos sábados, e os números mostram que o comparecimento está crescendo: foram 40.038 pessoas atendidas em 15 de junho, índice aproximadamente 40% superior aos plantões de 11 de maio (29.264) e 13 de abril (29.540).

O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios, incrementando o número de eleitores com dados biométricos coletados. O cadastramento atualmente é obrigatório em 478 cidades do Estado, que somam um eleitorado de 11.708.563 pessoas, das quais 6.390.647 (54,58%) fizeram a biometria até esta quarta-feira (10). Nesses municípios, quem não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano.

Região
Desde a última atualização divulgada pelo PORTAL BUENO, 14.060 eleitores das cidades mencionadas ainda não haviam realizado o cadastramento obrigatório. O numero representa 19% do eleitorado dos respectivos municípios, que juntos somam 36.011 títulos ativos. O prazo limite é novembro, porém a baixa procura pode acarretar em mais de 30% de títulos cancelados.

A baixa procura reflete nos atendimentos do cartório eleitoral, que tem capacidade para 142 atendimentos diários, porém recebem 90 eleitores/dia.  “Se continuar nesse ritmo, mais de 30% dos eleitores ficarão sem o cadastramento”, alerta o chefe do cartório, Éder Marinho Vieira.

Prejuízos
Aqueles que não realizaram a biometria terão, entre outros prejuízos: o cancelamento do título de eleitor, restrição no CPF, impedimento para empréstimos bancários, impedimento em matrículas de faculdades pública, bem como em participação de concursos públicos.

Faça o agendamento
Para realizar o agendamento, basta entrar no site do TSE e escolher dia e horário. Conforme Éder, aqueles que não possuem acesso a internet ou encontram alguma dificuldade para o procedimento, podem procurar a câmara municipal de seus respectivos municípios.

O site do TSE para o agendamento é o: http://www.tre-sp.jus.br/

Documentos
Para realizar o cadastramento, basta levar um documento com foto, de preferência o RG, o CPF e comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome do eleitor, o mesmo deverá apresentar documento comprobatório de parentesco, como, por exemplo: certidão de nascimento, contrato de locação ou certidão de casamento.

Serviço
O cartório eleitoral fica localizado na Rua Euclides da Cunha , 21, no centro de Venceslau. O horário de atendimento é das 8h às 18h, sem pausa para almoço.

O telefone para contato é o (18) 3272-2540.

Mais Notícias